Acontece muitas vezes a quem viaja para um país extra-europeu e muitas vezes a conversão da moeda pode ser uma dor de cabeça. Se há casos em que uma simples nota pode comprar muita coisa, outros casos há em que uma carteira cheia de notas pouco significa em termos de valor.

O caso mais famoso é, talvez, a nota de 35 mil biliões de dólares zimbabueanos, que podia ser trocada por apenas um dólar. Podia, porque o Executivo decidiu retirar a moeda de circulação já este ano e introduziu um novo sistema financeiro para travar a hiperinflação.

A BBC faz um rankig das notas que menos valor têm em dólares. E o vencedor é a nota de 100 bolívares.



Segundo o economista Mighel Angel Boggiano, professor da Universidade de San Andrés, na Argentina, um estudo realizado pela consultoria Carta Financiera revelou que, extraoficialmente, são necessários 600 bolívares para comprar apenas 1 dólar. Ou seja, por essa cotação, 100 bolivares equivaleriam a apenas 0,17 dólares.

A Venezuela tem três tipos de câmbio oficial: 16 dólares no caso do dólar oficial de referência, oito dólares para a taxa Sicad e 0,50 dólares para a taxa Simadi.

Na Guiné, a nota de 10 mil francos guineenses equivale a 1,36 dólares



A nota de 5 mil soms (Uzbequistão) vale 1,94 dólares
 


No Malaui, uma nota de mil Kwachas vale 2,18 dólares



Nota de 100 dólares liberianos vale 1,08 dólares