A revista americana Forbes divulga agora a lista das 15 famílias mais ricas no Brasil, cuja fortuna total é avaliada em 122 mil milhões de dólares.

Nascer no seio de uma família rica continua a ser a melhor maneira de ascender ao estatuto de rico. É verdade que a percentagem de herdeiros está a diminuir na lista dos mais ricos da Forbes, mas dos 1645 nomes que figuram na lista deste ano, 207 são herdeiros de uma fortuna total e 352 herdaram, pelo menos, uma parte da fortuna.

No Brasil a regra é a mesma. A economia está em crescimento e, por isso surgem mais milionários, mas as famílias ricas que passam fortunas de geração em geração ainda são o mais comum.

Quando a primeira lista dos mais ricos da Forbes foi publicada em 1987, apenas apareciam 3 nomes brasileiros: Sebastião Camargo (fundador da empresa industrial Camargo Correa e dono da conhecida empresa Havaianas), António Ermirio de Moraes (um dos controladores do poderoso Grupo Votorantim) e Roberto Marinho, que herdou um pequeno jornal do seu pai em 1925 e transformou-o num império, o conjunto de empresas média da Globo.



Hoje em dia, apenas Ermirio Moraes está vivo. A fortuna dos outros dois milionários é gerida pelos seus filhos que estão incluídos na lista das famílias mais ricas. Também a irmã e irmão de Ermirio Moraes estão milionários.

Na última lista divulgada pela Forbes eram já 65 os brasileiros a constar na lista dos mais ricos. Desse total de 65 brasileiros bilionários, 25 são parentes de sangue.



A Forbes tenta, sempre que possível, listar os mais ricos individualmente, mas no Brasil a situação é mais difícil. Afinal, em algumas famílias, as fortunas bilionárias são partilhadas entre todos e nenhum dos membros da família é bilionário por si só.

Este é o caso dos Odebrechts, que controlam a maior indústria brasileira e são das famílias mais ricas do Brasil (pelo menos, 15 membros partilham a fortuna) ou os Setubals, donos do Itaú Unibanco.

Dado que no Brasil as grandes empresas continuam a ser controladas por famílias inteiras, esta tradição da fortuna passada para herdeiros tende a manter-se.

Lista das 15 Famílias mais ricas do Brasil:

1- Marinho

2- Safra

3- Ermirio de Moraes

4- Moreira Salles

5- Camargo

6- Villela

7- Maggi

8- Aguiar

9- Batista

10- Odebrecht

11- Civita

12- Setubal

13- Igel

14- Marcondes Penido

15- Feffer