
Numa semana calma em indicadores macroeconómicos, os investidores estarão atentos às apresentações de resultados de empresas, referentes ao primeiro trimestre, assim como ao índice de confiança dos Estados Unidos, escreve a Lusa.
Segundo Telma Santos, analista de ações do BCP, os analistas contactados pela agência de informação financeira Bloomberg estão antecipar a estagnação nos 76,4 do índice de confiança medido pela Universidade de Michigan.
Ainda do outro lado de Atlântico, o Índice de Preços no Produtor de abril deverá ficar registar um aumento de 2,1% em termos homólogos, acrescentou.
Também na Europa, esta também será uma semana pouco preenchida.
A Alemanha vai divulgar a inflação de abril na sexta-feira, que «deverá situar-se nos 2,2% em termos homólogos, de acordo com o método harmonizado da União Europeia», segundo Telma Santos.
É ainda previsto, no motor económico europeu, «o aumento de 0,5% das encomendas às fábricas em março», adiantou.
No Reino Unido, o Banco de Inglaterra deverá manter inalterada a taxa de juro diretora nos 0,5%, sendo que na segunda-feira os mercados britânicos estarão fechados devido ao feriado de Early May.
Em Portugal, o destaque vai para a divulgação da inflação no último dia da semana.
A contrastar com os poucos indicadores macroeconómicos, a época de apresentação de resultados do primeiro trimestre será especialmente intensa esta semana, com as contas do BCP a serem conhecidas na segunda-feira, as da Cimpor, Semapa, Sonae Sierra na terça-feira e, na quarta-feira, as da Novabase, Sonae Indústria, Altri e EDP Renováveis. Já Zon, Indra, Cofina, EDP e Media Capital libertam na quinta-feira os resultados referentes ao meses entre janeiro e março.
Na Europa irão divulgar resultados empresas como Iberdrola, Telefonica, Commerzbank, Dexia, UniCredit ou Crédit Agricole e, nos Estados Unidos, Walt Disney, Cisco, Macy¿s e Tyson Foods.
Proposta de redução entre 33 e 53% foi enviada à Fenprof pelo Ministério da Educação