O dono da Inditex, que detém a Zara entre outras marcas, tornou-se no segundo homem mais rico do mundo, ultrapassando o investidor norte-americano Warren Buffett, segundo o ranking da Bloomberg, divulgado nesta quarta-feira.
 
A fortuna do magnata espanhol aumentou 17 por cento no último ano para 71,5 mil milhões de dólares (cerca de 65 mil milhões de euros). 

Pela primeira vez, Amancio Ortega figura na segunda posição da lista da Bloomberg, criada em março de 2012 e que classifica as maiores fortunas mundiais.
 
A empresa sedeada na Corunha tem mais de 6.600 lojas e marcas como Zara, Massimo Dutti e Pull&Bear.

Segundo os analistas, uma das razões para o sucesso das marcas é o facto de a produção não estar concentrada na China, o que permite abastecer as lojas duas vezes por semana e responder mais rapidamente que a concorrência às mudanças nas tendências de moda. 

O multimilionário norte-americano Warren Buffett caiu para o terceiro lugar, com uma fortuna avaliada em 70,2 mil milhões (63,7 mil milhões de euros).

A liderar a lista dos mais ricos continua Bill Gates, fundador da Microsoft, com 85,5 mil milhões de dólares (77,6 mil milhões de euros).