O presidente do BES considerou «muito positivo» o crescimento da economia no terceiro trimestre, apesar de esperar um valor acima, mas disse que é importante avaliar o comportamento do PIB no último trimestre para confirmar a saída da recessão.

«Estávamos à espera de um pouco mais, de 0,4%, mas 0,2% [de crescimento do PIB no terceiro trimestre] confirma que estamos fora da recessão e isso é muito positivo. Temos agora todos de trabalhar mais e melhor para que o PIB [Produto Interno Bruto] cresça mais», afirmou Ricardo Salgado aos jornalistas, à margem do Congresso das Comunicações, em Lisboa.

Confira os números do crescimento do PIB

O presidente do BES concordou que ainda pode ser cedo para festejar a retoma da economia, tendo em conta o crescimento ainda ligeiro, e afirmou que os últimos meses do ano irão ajudar a perceber se, de facto, estes números indicam uma alteração da tendência.

«Fomos beneficiados pelo turismo, no período de verão. Vamos ver se no último trimestre se confirma a situação», disse o banqueiro, que destacou que o crescimento das exportações poderá «sustentar o crescimento».