O Conselho de Administração da Sonae SGPS anunciou esta terça-feira que Cláudia Azevedo foi escolhida como presidente executiva do grupo, em comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A escolha de Cláudia Azevedo, filha de Belmiro de Azevedo (que morreu em novembro de 2017), acontece na sequência da vontade manifestada por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério de deixarem a liderança do grupo no fim do atual mandato.

Até agora, Paulo Azevedo (filho de Belmiro de Azevedo e irmão de Cláudia Azevedo) e Ângelo Paupério partilhavam a presidência executiva do grupo.

"Otimismo" para assumir liderança

Cláudia Azevedo agradeceu a confiança demostrada na sua escolha para presidente executiva da Sonae, em substituição do irmão Paulo Azevedo e de Ângelo Paupério, e que é com "otimismo" que enfrentará os novos desafios que terá pela frente.

Agradeço o voto de confiança manifestado pelo Conselho de Administração da Sonae e pelo Conselho de Administração da Efanor ['holding' da família de Belmiro de Azevedo, que detém maioria da Sonae] na proposta da minha eleição para CEO [presidente executiva] da Sonae para o mandato a iniciar em 2019”, disse Cláudia Azevedo, em comunicado de imprensa.

A gestora acrescentou que aceita esta “responsabilidade” com a “convicção de quem olha para o futuro e tem a confiança de ter nos valores Sonae a determinação e otimismo necessários para enfrentar os desafios que seguramente surgirão”.

Cláudia Azevedo (filha de Belmiro de Azevedo, que morreu em novembro de 2017) era até agora presidente executiva da Sonae Capital (empresa com negócios em hotelaria, fitness e energia), funções a que já renunciou para preparar o assumir da nova pasta.

Ainda no comunicado, Cláudia Azevedo disse que até assumir a presidência da Sonae SGPS que as “equipas executivas em funções serão responsáveis por todas as comunicações ao mercado”.

Esta terça-feira foi conhecido que Cláudia Azevedo foi escolhida como presidente executiva da Sonae SGPS, cujo mandato será assumido em 2019.

Miguel Gil Mata na Sonae Capital

Em consequência, o Conselho de Administração da Sonae Capital escolheu Miguel Gil Mata para presidente executivo, após a renúncia de Cláudia Azevedo, que irá assumir a liderança da Sonae SGPS, segundo comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Miguel Gil Mata é engenheiro e integrava até agora a comissão executiva da Sonae Capital, empresa com negócios em hotelaria, fitness e energia.