O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse esta sexta-feira em Bruxelas que o Governo está «tranquilo» com os testes de stress a três bancos portugueses, escusando-se a comentar «especulações» sobre um possível chumbo ao BCP.

«No essencial, a senhora ministra de Estado e das Finanças (Maria Luís Albuquerque) já disse, em nome do Governo português, o que era importante dizer: nós estamos tranquilos com o trabalho que os três bancos portugueses que estão a ser analisados neste exercício têm realizado, e estamos confiantes de que o resultado ajudará a que maior confiança ainda se instale no sistema financeiro português», afirmou, no final de um Conselho Europeu.

Assegurando que, «do lado do Governo, não existe nenhuma intranquilidade nesta matéria», Passos Coelho, questionado pelos jornalistas sobre notícias que apontam para o chumbo de um dos três bancos portugueses analisados, designadamente o BCP, escusou-se a comentar «especulações».

«Está a citar alguma informação oficial? O BCE já anunciou formalmente os resultados? Então se não leva a mal, eu não posso responder a essa pergunta, porque não posso responder a especulações, muito menos em matérias desta natureza», concluiu.

Já hoje, também a ministra das Finanças afirmara, em Lisboa, que o Governo está tranquilo com a situação dos bancos portugueses e confiante relativamente aos testes de stresse à Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP.

Os resultados dos testes serão divulgados no domingo, ao 12:00.