O lucro do banco do BCP na Polónia, o Bank Millennium, aumentou 13,5% no ano passado, face a 2012, atingindo os 127,1 milhões de euros, o que representa o seu melhor resultado sem proveitos extraordinários.

Em comunicado hoje divulgado, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) refere que os valores consolidados do grupo Bank Millennium ¿ detido em 65,5% pelo BCP - é «o melhor resultado anual sem resultados extraordinários», já que, em 2005, o banco obteve um proveito líquido de 133,5 milhões de euros graças a uma mais-valia extraordinária.

Entre setembro e dezembro do ano passado, o Bank Millennium atingiu um lucro de 33,9 milhões de euros, ou seja, mais 3,2% do que no trimestre anterior.

Os resultados do banco na Polónia foram conseguidos graças à obtenção de um produto bancário recorde, que chegou aos 475,9 milhões de euros, mas também a um crescimento de proveitos e um aumento da margem financeira de 3,5% em termos anuais (numa base pró-forma) e 5,1% (numa base contabilística), adianta o BCP no comunicado.

De acordo com o documento, o Bank Millennium também registou uma queda dos custos operacionais de 2,8%, tendo ainda feito menos 1,7% de provisões do que em 2012.