O Banco Central Europeu vai colocar em circulação uma nova nota de 20 euros, a partir de 25 de novembro. A novidade foi dada pelo presidente do banco central, Mario Draghi, na apresentação da nova nota.

E o que muda? Segundo o BCE, a introdução de um elemento de segurança inovador: uma «janela com retrato» no holograma.

Quando se observa a nota contra a luz, a janela torna-se transparente e revela um retrato de Europa (uma figura mitológica grega), o qual é visível na frente e no verso da nota. A nova nota de 20 euros, tal como as novas notas de 5 e 10 euros, inclui também um «número esmeralda» e um retrato de Europa na marca de água. 

«A janela com retrato é uma verdadeira inovação tecnológica a nível da produção de notas. Resulta do trabalho do Eurosistema no sentido de assegurar que as notas de euro continuem a ser resilientes à contrafação. Tal reforçará a confiança depositada pelos 338 milhões de cidadãos dos países da área do euro nas suas notas», referiu Draghi.

A nova nota de 20 euros é a terceira da série «Europa», a segunda série de notas de euro, que está a substituir gradualmente a série inicial, introduzida em 2002. A nota de 5 euros da série «Europa» entrou em circulação em maio de 2013 e a de 10 euros em setembro de 2014.

Veja o vídeo de apresentação aqui.