O Banco Central Europeu (BCE) vai apresentar na segunda-feira a nova nota de 10 euros da série Europa, que entrará em circulação durante este ano.

O BCE estabeleceu um programa de colaboração do Eurosistema, quer para fabricantes e detentores de maquinaria de tratamento de notas, quer para clientes e utilizadores de máquinas de levantamento automático, desde que algumas máquinas tiveram problemas, em 2013, para aceitar a nova nota de 5 euros.

A nova nota de 5 euros da série Europa está a ser emitida desde 02 de maio último em toda a zona euro, mas algumas máquinas tiveram problemas em aceitá-la.

Esta foi a razão pela qual o BCE e os bancos centrais nacionais da zona euro colocaram em marcha um programa para ajudar os fabricantes e os responsáveis pela manutenção das caixas automáticas a prepararem-se para a introdução da nova nota de 10 euros.

As novas notas da série Europa são o resultado de avanços realizados no âmbito da tecnologia de fabrico de notas desde a introdução da primeira série há mais de dez anos e incorporam elementos de segurança melhorados.