A comissão de inquérito ao colapso do BES/GES entra esta quinta-feira na reta final. Depois de terem ouvido dezenas de personalidades, os deputados preparam-se agora para apresentar as suas conclusões. Não em jeito de julgamento, como muitas vezes foi sublinhado pelos próprios, mas dentro do poder legislativo que ao Parlamento compete.

Hoje, a partir das 10:00, será, então, apresentado o relatório preliminar da comissão, esperando-se uma intervenção inicial de cerca de uma hora do deputado relator, Pedro Saraiva, do PSD. Os parlamentares poderão depois intervir.

Até à próxima quinta-feira, os partidos poderão apresentar propostas de alteração a este relatório preliminar, sendo que o final tem de estar pronto no dia 29 de abril. Depois, em data ainda a definir, este terá de ser aprovado em plenário da Assembleia da República.
 
A TVI24 acompanhou, ao longo destes cinco meses, os trabalhos desta comissão de inquérito com uma cobertura AO MINUTO das audições e um balanço final destas. Clique nas imagens para ler os artigos:

5 contradições

Quem diz a verdade? De quem é a culpa? O que foi feito para evitar o colapso? Os deputados vão ter muito trabalho em descodificar as diferentes versões:



5 factos

Ainda falta saber muita coisa sobre o que fez desaparecer o banco de uma das famílias mais poderosas do país, mas a comissão de inquérito serviu, pelo menos, para esclarecer alguns pontos:



5 figuras

Uns não sabiam, outros sabiam mas não podiam dizer. Outros tentaram tudo para poder saber. Escolhemos cinco dos intervenientes que mais se destacaram durante as audições:



5 dúvidas

Muita coisa ficou no ar e ainda carece de confirmação factual ou de assunção de responsabilidades:



5 acusações

A comissão de inquérito foi palco de críticas, zangas e quezílias. Uma família, um banqueiro, dois supervisores, vários governantes: quem tem razão?



5 palavras difíceis

Começou por ser um bicho de sete cabeças, mas a linguagem da comissão de inquérito lá conseguiu tornar o ring-fencing num termo natural do dia-a-dia...



5 curiosidades

Assuntos que não estavam diretamente relacionados com o colapso do banco e do grupo, mas que acabaram por marcar os trabalhos dos deputados durante as audições:



Todos os números

Dinheiro, muito dinheiro envolvido. Trabalho, muito trabalho realizado. Reunimos os números mais importantes: