As exportações do turismo português estão a crescer termos homólogos há 43 meses, ou seja desde janeiro de 2010, segundo os dados do Banco de Portugal mais recentes, de julho de 2013.

As exportações atingiram os 4.853 milhões de euros até julho deste ano, um aumento de 7,8% em termos homólogos, o que representou o melhor resultado acumulado nos primeiros sete meses do ano de que há registo nos dados do Banco de Portugal.

Todo o ano de 2009 havia registado um decréscimo, novamente em termos homólogos, das exportações dos serviços de viagens e turismo, mas a partir de janeiro de 2010 o sentido inverteu-se numa tendência que se faz sentir desde então, escreve a Lusa.

Também os gastos dos portugueses no estrangeiro têm aumentado este ano face a 2012, com uma variação homóloga de 5,6% no acumulado até julho, quando entre abril e dezembro do ano passado tinham caído.

Em julho, o saldo entre os gastos dos turistas estrangeiros em Portugal e os dos portugueses no exterior fixou-se em 882 milhões de euros, 6,1% acima do valor registado em igual mês do ano passado.