A atividade económica melhorou de -0,4% em dezembro para -0,1% em janeiro, mantendo-se em terreno negativo, de acordo com indicadores divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Segundo o banco central, nota a Lusa, o indicador coincidente mensal da atividade económica em janeiro melhorou 0,3 pontos percentuais face a dezembro, mantendo-se em terreno negativo pelo quinto mês consecutivo.

Este indicador apresenta valores negativos desde setembro (-0,3%), tendo atingido os -0,6% em novembro e, desde então, vindo a recuperar ligeiramente.

Já no que diz respeito ao trimestre terminado em janeiro, o indicador da atividade económica fixou-se em -0,4%, o que compara com os -0,5% verificados no trimestre findo em dezembro.

Por outro lado, o indicador coincidente mensal do consumo privado abrandou de 1,6% em dezembro para 1,3% em janeiro, mantendo a tendência de queda que se tem verificado desde junho, quando atingiu os 2,4%.

O consumo privado em janeiro deste ano está a um nível semelhante a janeiro de 2014, quando o indicador coincidente se fixou nos 1,5%.