As ações do Millennium bcp dispararam 5% na abertura, com os investidores aliviados pelo maior banco de Portugal não estar verdadeiramente na corrida à compra do Novo Banco, o que afasta o receio de ter de fazer um aumento de capital, segundo analistas citados pela agência Reuters.

Na abertura desta sexta-feira, negociaram-se 27,7 milhões de ações do Millennium bcp a subirem 4,95% para 0,0191 euros, após tocarem o máximo diário nos 0,0194 euros.

“Julgo que esta subida do Millennium bcp deve-se ao facto de não ter apresentado uma verdadeira proposta. É o móbil principal desta subida pois afasta, em definitivo, o espectro de um aumento de capital para ir ao Novo Banco", disse Paulo Rosa, trader da Go Bulling no Porto à Reuters.

O analista lembrou que os receios quanto a um eventual aumento de capital no Millennium bcp têm penalizado bastante a cotação.

Ontem, tal como a TVI avançou, o Banco Portugal (BP) anunciou que recebeu quatro propostas para a compra do Novo Banco, na segunda tentativa de alienação deste da instituição, que emergiu o colapsado Banco Espírito Santo (BES).