Os lucros do Bank Millenium, a unidade polaca do Banco Comercial Português (BCP), subiram 2,4% no primeiro semestre, para 79 milhões de euros (328 milhões de zlotys), divulgou hoje a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo informação enviada hoje à CMVM, o BCP detém atualmente 50,1% do capital do Bank Millenium, sediado em Varsóvia, depois de concluir, em março passado, a venda de uma participação de 15,41%.

No segundo trimestre registou-se um crescimento de 1,6% dos resultados líquidos da unidade polaca, para 40 milhões de euros (165 milhões de zlotys), “apesar da pressão negativa nos proveitos exercida por diversos fatores, incluindo taxas de juro de mercado em níveis reduzidos e limites regulatórios às comissões de cartões”.

A ligeira descida do produto bancário (-2% face ao semestre homólogo) foi mais do que compensada pela redução dos custos operacionais (-1,6%) e das provisões para riscos de crédito (-9%), adianta o Bnk Millenium na informação transmitida à CMVM.

O banco destaca ainda o “valor recorde dos depósitos”, que atingiram os 12 mil milhões de euros (50 mil milhões de zlotys), bem como o valor elevado de outros produtos de investimento e poupança, que totalizaram 210 milhões de euros (870 milhões de zlotys) no primeiro semestre de 2015 (mais 13% do que no período homólogo).