O Banco Central Europeu (BCE) emprestou 94.465 milhões de euros a 73 bancos da zona euro no leilão semanal, contra 97.027 milhões no leilão anterior, a uma taxa de juro de 0,5%.

Os bancos que recorreram ao empréstimo do BCE têm de devolver o dinheiro a 9 de outubro, avançou em comunicado a entidade monetária europeia.

O Conselho de Governadores do BCE vai reunir-se na quarta-feira, em Paris, para tratar da política monetária da zona euro.

A maioria dos analistas descarta a possibilidade de o BCE vir a mexer na quinta-feira na taxa de juro de referência do BCE, que está nos 0,5%.

Na semana passada, o presidente do BCE, Mario Draghi avançou com a eventualidade de o BCE vir a ceder de novo liquidez a longo prazo à banca (sigla em inglês LTRO) para que as taxas de juro de curto prazo não subam.

Mário Draghi, no entanto, não deu mais informações sobre a eventual possibilidade de uma nova injeção de liquidez a longo prazo.

O BCE cedeu mil milhões de euros em empréstimos a três anos em dias operações, a primeira em finais de dezembro de 2011 e a segunda no final de fevereiro de 2012.