O Bankinter comprou a operação portuguesa do Barclays por cerca de 100 milhões de euros, revela o banco espanhol na sua página de internet. A notícia tinha saido avançada esta tarde pelo diário espanhol ABC, que noticiava que o grupo espanhol ficará com as 84 sucursais do banco inglês, assim como a banca para empresas e PME.

Já o banco britânico vai continuar a operar no mercado luso através do Barclays Card, fundos de investimento e banca para grandes empresas

"O banco pagará um múltiplo de 0,4x do valor escriturado do negócio efectivamente transaccionado, o que equivale a um preço aproximado de 100 milhões de euros"


O contrato foi assinado esta tarde, em Lisboa.O banco inglês conta com mais de mil trabalhadores em Portugal, e o Bankinter não tem intenção de os despedir.

"A operação, que está sujeita à obtenção das autorizações dos organismos competentes e entidades reguladoras, exclui a compra do negócio da banca de investimento e cartões, bem como um pequeno número de clientes corporativos da entidade, que continuarão a ser geridos pelo Barclays"

A instituição espanhola já solicitou autorização ao Banco de Portugal para poder operar no mercado português. Segundo o diário espanhol, espera-se que o negócio seja concluído em Abril de 2016.