O número de pessoas que utilizaram o transporte aéreo em Portugal voltou a aumentar no ano passado, tendo alcançado um valor recorde de 32.558 milhões de passageiros, segundo números do Eurostat.

O ministério da Economia congratulou-se, esta quarta-feira, com o “ritmo de crescimento que se tem vindo a registar nos últimos anos”, que corresponde a um aumento de 9,6%, em 2014, e 26,5% no acumulado desde 2011 – ano em que se iniciou a privatização da ANA (Aeroportos de Portugal).

Em comunicado enviado às redações, o ministério da Economia salientou que o aeroporto de Lisboa já é o 22º com maior movimento de passageiros na União Europeia,” tendo registado a terceira maior subida no ano passado, comprovando a eficácia do plano de expansão efetuado na Portela nos últimos anos”.

“Este crescimento evidencia positivamente a estratégia do Governo na aposta e valorização do ativo Portela em detrimento da opção pela sua desativação e  construção de um novo aeroporto a muitos quilómetros de distância ao centro de Lisboa", afirmou o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.


Ainda de acordo com o Eurostat, dos 32.558 milhões de passageiros que viajaram de avião em Portugal, 2.960 milhões foram passageiros nacionais, 23.426 milhões viajaram dentro do espaço da União Europeia e 6.172 milhões fora do espaço comunitário.