Em véspera de férias de verão, a internet converteu-se na ferramenta mais eficaz para procurar ofertas de voos e alojamentos mais competitivas.

Em Espanha, por exemplo, o motor de busca Trabber, com presença em outros 18 países da Europa e América Latina, analisou as companhias aéreas para saber quais são mais competitivas, segundo o site ABC Viajar.

O estudo baseou-se em buscas reais de milhões de internautas para voos com saída de um aeroporto espanhol durante os últimos 6 meses, e com a premissa de que o viajante declara uma mala e paga com cartão de crédito.

A Ryanair, cuja oferta cobre 21% das buscas de voos realizadas pelos internautas espanhóis, é a companhia aérea que ofereceu os melhores preços no primeiro semestre de 2014, já que em 54% das vezes tinha uma oferta melhor.

A EasyJet passou a ocupar o 2º lugar do ranking, seguida da Transavia, que é a mais barata 34% das vezes. A companhia aérea turca low-cost Pegasus é a 4ª companhia mais competitiva, oferecendo voos por menos de 200 euros entre Espanha e Turquia quase a qualquer momento.

Lista das companhias aéreas mais baratas a operar a partir de Espanha

1. Ryanar

2. EasyJet

3. Transavia

4. Pegasus

5. Iberia

6. US Airways

7. Air Europa

8. Vueling

9. Norvegian

10. Royal Air