A companhia aérea Lufthansa vai reforçar o número de voos que ligam Lisboa a Frankfurt nos dias de pré-aviso de greve da TAP, disse à Lusa fonte da empresa.

«Devido ao aumento do volume de tráfego, a Lufthansa vai colocar à disposição dos seus clientes na rota Lisboa-Frankfurt, para além dos voos regulares de horário de inverno, um voo adicional nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro de 2014», afirmou fonte da companhia.

Assim, a companhia vai realizar mais dois voos diários: um, com destino a Frankfurt e que sai de Lisboa pelas 12:15, e um segundo voo, com destino a Lisboa e que sai de Frankfurt pelas 11:25 (hora local).

Os 12 sindicatos que representam os trabalhadores da TAP - grupo que entretanto o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), afeto à UGT, abandonou - convocaram uma greve de quatro dias, entre 27 e 30 de dezembro, na sequência da recusa do Governo de suspender a privatização da companhia.

A plataforma de sindicatos da TAP propôs na segunda-feira ao Governo a suspensão do processo de reprivatização até à conclusão de 12 processos negociais, que elencaram num memorando entregue ao executivo como condição para cancelar a greve, o que o executivo rejeitou.

Na terça-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou que os sindicatos da TAP «não estão interessados em suspender o pré-aviso de greve que afetará muitas famílias», o que «o Governo lamenta profundamente».

Já esta quarta-feira, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que o Governo vai analisar no Conselho de Ministros desta quinta-feira uma eventual requisição civil para a TAP e tomará todas as medidas possíveis para garantir a normalidade de serviços da transportadora aérea.