A TAP Portugal anunciou que a partir desta terça-feira os voos da companhia permitem a utilização de aparelhos eletrónicos pessoais desde que estes estejam configurados em «modo de voo», com os sistemas de comunicação e transmissão de dados desativados.

«A utilização de computadores portáteis (laptops) está, porém, restringida nas fases de descolagem e aterragem, devendo esses equipamentos ser guardados e devidamente acomodados, de forma a ser garantida a segurança dos restantes passageiros», refere a TAP em comunicado, citado pela Lusa.

A companhia aérea portuguesa salienta que as normas de utilização de aparelhos eletrónicos a bordo «devem ser sempre estritamente observadas e cumpridas, razão pela qual o uso de aparelhos como 'walkie-talkies', rádios portáteis, brinquedos com controlo remoto e outros não é permitido durante todas as fases do voo».

Os aparelhos eletrónicos pessoais podem ser usados durante os voos desde que os sistemas de comunicação e transmissão de dados ('wireless' e 'bluetooth') estejam desativados.

A TAP segue, assim, a recente decisão da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), que considera segura a utilização de aparelhos eletrónicos pelos passageiros de voos comerciais, desde que tomadas determinadas medidas preventivas.