Pelo menos quatro voos com origem em Paris e que estavam marcados para chegar a Lisboa e ao Porto foram hoje cancelados, num dia em que os controladores aéreos de França estão em greve.

De acordo com o site da Ana ¿ Aeroportos, três dos voos cancelados tinham como destino Lisboa e um outro deveria chegar ao Porto.

Entre os cancelados, dois voos eram da TAP, um dos quais estava programado para chegar ao Porto às 11:35 e o outro deveria pousar em Lisboa às 19:25.

Os outros dois voos cancelados tinham como destino Lisboa, um deles da companhia aérea Aigle Azur e com previsão de chegada às 17:10, e o outro da Vueling, marcado para as 19:05.

A TAP informou na segunda-feira ter cancelado dois voos programados para hoje e com destino a Paris, um a partir de Lisboa e outro a partir do Porto, bem como os respetivos regressos.

Em declarações à agência Lusa, André Serpa Soares, do gabinete de comunicação da companhia aérea, disse que «a Direção-Geral de Aeronáutica francesa (DGAC, no original) pediu aos operadores aéreos, entre os quais a TAP, a redução de 20% da sua operação programada para amanhã [terça-feira]».

Os passageiros que tinham reservas para estes voos serão reencaminhados para os voos seguintes da TAP, afirmou o mesmo responsável, acrescentando que a companhia está a proceder «à alteração de equipamentos para aumentar a capacidade de lugares de forma a acomodar todos os passageiros que são afetados por estes cancelamentos».

Em comunicado, a DGAC anunciou ter pedido às companhias aéreas reduções de 20% dos voos a partir dos aeroportos de Lyon, Marselha, Toulouse e Bordéus, bem como igual redução em direção ao sul de França, Espanha, Portugal, Marrocos, Tunísia e Argélia a partir de Paris.

«Outras informações seguir-se-ão para o dia de quarta-feira, 25 de junho», acrescentou aquela autoridade em relação à anunciada greve, que se prolongará até ao próximo domingo.