O Governo convocou os parceiros sociais para uma reunião com a troika no dia 26 de fevereiro, no âmbito da décima primeira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) a Portugal, disse à Lusa um dos parceiros.

«No âmbito da décima primeira avaliação do PAEF, venho por este meio confirmar a deslocação dos representantes da troika (composta pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia) ao Conselho Económico e Social para uma reunião com os parceiros sociais no próximo dia 26 de fevereiro às 15:00», refere a convocatória enviada pelo chefe de gabinete do Secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas.

De acordo com a convocatória, «no sentido de assegurar a eficácia do encontro, cada confederação sindical e patronal deverá fazer uma intervenção inicial de dez minutos».

A décima primeira avaliação da troika, e penúltimo exame regular a Portugal, vai arrancar a 20 de fevereiro.

Este exame, à semelhança dos anteriores, tem como objetivo analisar «o trabalho realizado e o planeamento dos últimos meses» do PAEF.

O PAEF prevê, ao longo da sua vigência, a realização de exames regulares trimestrais, sendo este o penúltimo antes do final do programa, em junho de 2014.