O Governo da Coreia do Sul afirmou esta quinta-feira ter ordenado à Volkswagen a recolha 125.500 viaturas, depois de testes terem confirmado que o fabricante automóvel alemão manipulou os resultados das emissões poluentes.

Ao anunciar os resultados dos testes, o Ministério do Ambiente sul-coreano revelou ainda que a empresa vai ser multada em 14 mil milhões de won (11,5 milhões de euros).

A Volkswagen deve ainda submeter os planos detalhados da chamada às oficinas, incluindo como melhorar as emissões das viaturas em questão ao Ministério do Ambiente até ao próximo dia 06 de janeiro, segundo o mesmo comunicado oficial.

Recorde-se que o grupo alemão, que integra 12 marcas, terá de chamar às oficinas 8,5 milhões de veículos com um dispositivo destinado a distorcer as emissões poluentes a partir de janeiro, na Europa. 

A Volkswagen confirmou esta quarta-feira que não vai indemnizar os proprietários europeus de veículos equipados com um dispositivo para distorcer asemissões poluentes, ao contrário do que acontece com os clientes norte-americanos.