A CP ¿ Comboios de Portugal anunciou esta terça-feira que assinou acordos com vários sindicatos que permitirão a suspensão de pré-avisos de greve que abrangiam o mês de dezembro e o início de janeiro.

Em comunicado, a transportadora ferroviária adianta que os acordos, que foram assinados com organizações sindicais que abrangem «cerca de 80% do efetivo da CP», permitem que a «larga maioria dos trabalhadores da empresa» assegure o normal funcionamento da oferta de comboios.

«Com a assinatura destes acordos, ficam ultrapassados os constrangimentos que poderiam dificultar a operação dos comboios de passageiros da empresa, com particular impacto nos feriados de dezembro, nomeadamente na época festiva do Natal e Ano Novo», refere a CP.

A transportadora ferroviária afirma que continua «aberta» ao alargamento destes acordos a todos os sindicatos que representam os seus trabalhadores.

Sindicatos que representam os trabalhadores da CP, da CP-Carga, da REFER e da EMEF ¿ Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário apresentaram pré-avisos para uma greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e aos feriados, a decorrer a partir de hoje e até 02 de janeiro.