A ex-ministra das Finanças é atualmente deputada do PSD, mas foi anunciado esta quinta-feira que terá um novo emprego. Maria Luís Albuquerque passará a integrar a administração da Arrow Global, com sede em Londres, e que tem clientes portugueses, como o Banif, o Millennium BCP e ou o Montepio.

A Arrow Global é uma gestora de créditos, prestando ainda serviços de consultoria e reestruturação de empresas. A própria detalha, num comunicado publicado na sua página da Internet, que Maria Luís vai assumir funções,a partir de 7 de março, no departamento de auditoria e risco da companhia.

“Estou muito contente por anunciar que Maria Luís Albuquerque irá juntar-se à administração como membro não executivo", começa por dizer o chairman da gestora de dívida, Jonathan Bloomber, que é citado em comunicado.

O próprio detalha, igualmente, os cargos ocupados por Maria Luís no Parlamento, nas Finanças e no Tesouro, para além de congratular-se com o facto de nova contratação vir a "enriquecer" a experiência de gestão da dívida internacional do grupo que, de resto, vai “expandir-se a novas geografias e novas classes de ativos”.

BE desconfia dos propósitos da contratação

Não há ainda informações sobre se a também deputada do PSD pretende suspender ou renunciar ao mandato que tem no Parlamento, na sequência deste novo emprego. 

No Facebook, a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e a deputada Mariana Mortágua, publicaram o mesmo post "ao cuidado da Comissão de Inquérito ao Banif". Ambas dizem que o grupo para onde Maria Luís vai trabalhar "teve lucros record em 2015, graças a negócios em Portugal e na Holanda". Para além disso, "comprou duas empresas do setor em Portugal, Whitestar e Gesphone, que sabemos estarem envolvidas na compra de ativos do Banif". 

Os clientes portugueses da Arrow Global

A Arrow Global gere em Portugal uma carteira de crédito de 5,5 mil milhões de euros, tendo entre os clientes os bancos Banif, Millennium BCP, Montepio, Santander, Banco Popular, entre outros. 

Segundo uma apresentação a investidores do verão em 2015, também online, entre os seus clientes com presença nacional do setor não financeiro estão os seguros Açoreana e AXA e ainda, por exemplo, a empresa de telecomunicações Vodafone.