Cinquenta minutos depois da partida do Parque das Nações, Lisboa, a caravana de táxis em protesto contra o transporte de passageiros pela empresa que utiliza a aplicação Uber chegou ao aeroporto onde se juntaram cerca de 400 profissionais.

A agência Lusa está a acompanhar o protesto e fez em 50 minutos um trajeto – entre o parque das nações e o aeroporto - que normalmente leva cinco e dez minutos a ser feito.

Segundo a organização do protesto, a cauda da manifestação encontrava-se pelas 10:00 na Avenida Alfredo Bem saúde, mais conhecida por Ralis. Do aeroporto de Lisboa, os taxistas vão para o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), que, segundo alguns taxistas, é um dos organismos responsáveis pela atual situação.

O presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio Almeida, diz que os taxistas estão em protesto contra a Uber, que trabalha, na sua opinião, ilegalmente em Portugal. 

“O Governo que deve fazer cumprir a constituição e as decisões dos tribunais nada têm feito “, salientou. Para o responsável, a Uber "anda a gozar com o setor e também com Portugal", já que foi condenada duas vezes em tribunal e continua a operar.

Também no Porto, na Avenida da Boavista, centenas de taxistas juntaram-se em protesto contra a empresa norte-americana.

A Uber já respondeu aos protestos dos taxistas, que estão a fazer uma marcha lenta contra os serviços da empresa norte-americana em várias cidades do país.

Na sua página do Facebook, a Uber publicou um vídeo, no qual se podem ver e ouvir vários utilizadores do serviço.“Mais de 700 utilizadores já explicaram porque usam a Uber .Convidámos os nossos utilizadores a explicar porque usam a Uber. Aqui estão algumas respostas”

Recorde-se que a 30 de abril o tribunal de primeira instância de lisboa deu razão à providência cautelar colocada pela Antral de proibir o serviço de transportes Uber em Portugal. 

O ambiente entre taxistas e a Uber está longe de ser pacífico em Portugal. Imagens captadas junto ao Aeroporto de Lisboa por um estudante universitário mostram um grupo de taxistas a bloquear um veículo Uber com uma jovem turista no interior.