As taxas aeroportuárias vão subir nos aeroportos de Lisboa e Porto em novembro e dezembro deste ano. A decisão foi comunicada hoje pela ANA - Aeroportos de Portugal. 

Face à anterior decisão, publicada no final de outubro de 2015, as taxas médias passam de 10,94 para 11,01 euros, mais sete cêntimos no aeroporto de Lisboa e de 7,84 para 7,89 euros, mais 0,04 cêntimos no aeroporto do Porto.

“O ajustamento da taxa terá um efeito cumulativo de 1 de novembro de 2016 até 31 de dezembro 2016, a fim de recuperar parte da receita não cobradas devido à variação no volume de tráfego, o que, no âmbito do contrato de concessão, vai minimizar o impacto desta situação sobre os clientes”, assegura em empresa.

A gestora dos aeroportos recorda que o modelo regulatório, de fixação das taxas aplicadas pela ANA, é definido pelo Estado com base nas estimativas realizadas com seis meses de antecedência face ao ano em que serão aplicadas.

Com base neste pressuposto, a ANA vem dizer agora que “a estimativa feita em 2015, a fim de estabelecer as taxas a serem aplicadas em 2016, parece ter sido baseada num cenário muito conservador do crescimento do tráfego”.

Atualmente a perspetiva de crescimento do tráfego para este ano é de 8,7%, acima do esperado, o que significa que “as taxas estão mais baixas do que deviam”, sobretudo nos aeroportos de Lisboa e Porto.

Até ao final de julho, a ANA lançará o processo de consulta a todos os utilizadores para a fixação das taxas para 2017, não tendo o ajustamento hoje anunciado - limitado a dois meses - qualquer implicação nas taxas a propor para o próximo ano.

No mesmo comunicado a empresa recorda que durante este ano tem previsto em investimento de 72 milhões com vista a continuar a fazer face ao cresce aumento de tráfego.