O Grupo Pestana vai abrir um hotel de cinco estrelas em Amesterdão, que deverá estar pronto no início de 2016, representando um investimento de cerca de 35 milhões de euros, divulgou esta segunda-feira o grupo hoteleiro português em comunicado.

O grupo reforça desta forma a presença nas capitais europeias, depois de já estar presente em Lisboa, Barcelona, Londres e Berlim, e consolida a presença internacional da marca no seu 16º país.

Segundo o comunicado, o Pestana Amesterdão vai situar-se em Amsteldijk, muito perto do centro da cidade, «numa das zonas mais nobres, com vista sobre o principal canal da cidade e perto do mítico Amstel Hotel» e a pouco mais de um quilómetro dos famosos museus da cidade e do Centro de Congressos.

Com 157 quartos, dos quais 32 apartamentos, o novo hotel «é ideal para lazer e negócios», possuindo várias salas de reuniões e eventos, restaurante, bar, esplanada em pátio histórico, spa com piscina interior e ginásio.

O novo hotel resulta da conjugação de um edifício antigo e histórico com dois prédios modernos e é da autoria de reconhecidos arquitetos holandeses, tendo o grupo convidado os principais designers locais para apresentar propostas criativas para os interiores.

«Amesterdão é um dos destinos mais procurados do mundo para lazer e negócios, tem o 4º melhor desempenho da Europa, o 8º em termos de valorização de ativos hoteleiros e um lugar de destaque no top 10 do ranking do ICCA de eventos e congressos. Além disso, este investimento revelou um bom timing devido à recente decisão da câmara municipal que optou por limitar a oferta hoteleira na cidade de modo a evitar o excesso de hotéis», afirma o administrador responsável pela Área de Desenvolvimento do Grupo Pestana, José Roquette, no comunicado.

O crescimento internacional, na Europa e América do Sul, tem sido a opção do grupo nos últimos 15 anos. Fora de Portugal, o Grupo Pestana, que já completou os 40 anos em 2012, tem hotéis em Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela, África do Sul, Moçambique, Cabo Verde, Marrocos e São Tomé e Príncipe.

De acordo com a revista norte-americana «Hotels», o grupo Pestana ocupa a 115ª posição do top 300 das empresas hoteleiras mundiais. Mais recentemente, passou também a ocupar a 26ª posição do European Hotel Survey 2010, no ranking da revista "Hotel Management International".