Bill Gates foi destronado como o homem mais rico do mundo, esta sexta-feira, mas só por algumas horas. O empresário espanhol Amancio Ortega encabeçou, esta manhã, a lista dos bilionários da Forbes, que avalia as fortunas das pessoas mais ricas do mundo.

O ranking que calcula a riqueza dos empresários, em bolsa, em tempo real, indicou que a fortuna Amancio Ortega ultrapassasse a de Bill Gates em mais de um milhão de dólares. A estimativa apontava que a do empresário espanhol rondasse os 79.600 milhões de dólares, com o fundador da Microsoft a ficar-se pelos 78.100 milhões de dólares.

Contudo, no início da tarde, as ações da Microsoft subiram e Bill Gates voltou ao primeiro lugar no ranking, com 79.400 milhões de dólares. Amancio Ortega desceu para o segundo lugar, mas é provável que a luta pela primeira posição permaneça acesa durante todo o dia.

Amancio Ortega é dono do grupo Inditex, que detém marcas como Massimo Dutti, Bershka, Oysho, Pull and Bear, Stradivarius, Zara, Tempe ou Uterqüe.

A sua fortuna tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2012, a riqueza do empresário estava estimada em apenas 37.5 mil milhões de dólares. Em apenas três anos, Amancio Ortega conseguiu somar-lhe cerca de 40 mil milhões de dólares.