A confiança empresarial aumentou na Alemanha em setembro, pelo quinto mês consecutivo, revela o indicador divulgado esta terça-feira pelo Instituto de Investigação Económica alemão (IFO). É mais um sinal de recuperação na Zona Euro.

O Índice de Confiança empresarial no conjunto da Alemanha subiu em setembro para 107,7 pontos, depois de ter atingido 107,6 pontos em agosto. Ainda assim, ficou abaixo das expetativas dos analistas, que esperavam uma subida para os 108 pontos.

«Apesar das avaliações da situação atual das empresas ter sido ligeiramente menos favoráveis, as expetativas de negócio foram de novo mais otimistas. A economia alemã fez uma entrada confiante no outono», sublinhou o diretor do departamento de pesquisa e análise do IFO, Kai Carstensen.

Este índice de confiança é feito pelo IFO com base num inquérito a 7.000 empresas sobre a situação atual e as previsões de negócio dos próximos seis meses.

Enquanto o sub-índice IFO que mede a situação atual desceu de 112 pontos em agosto para 111,4 pontos em agosto, o indicador que avalia as perspetivas das empresas para os próximos seis meses subiu de 103,3 pontos no mês passado para 104,2 pontos em agosto.