Um novo concurso dos incentivos a microempresas do programa Valorizar, destinado a financiar projetos de empreendedorismo local em concelhos com problemas de interioridade, decorre até 07 de outubro, anunciou a Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N), citada pela Lusa.

Este é o penúltimo concurso destes incentivos e disponibilizará, pelo menos, 2,4 milhões de euros de fundos comunitários para microempresas da região Norte.

Segundo a CCDR-N, este orçamento será reforçado com o valor remanescente do concurso anterior, cujas candidaturas se encontram em análise.

Até ao momento, foram atribuídos estes incentivos a 91 microempresas, representando os projetos aprovados a criação de 127 postos de trabalho, dos quais 94 dirigidos a jovens.

De acordo com a CCDR-N, as candidaturas ao Valorizar podem apresentadas no portal dos Sistemas de Incentivos do QREN, em www.incentivos.qren.pt, sendo que os tetos máximos de investimento permitido variam entre 5.000 e 25 mil euros e a sua realização tem um prazo máximo de 18 meses.

O incentivo, não reembolsável (a fundo perdido), é de 50% do investimento elegível.

Após o encerramento de cada concurso, a autoridade de gestão do ON.2 tem 15 dias para comunicar a decisão de aprovação das candidaturas.