O empresário João Cotrim de Figueiredo é o novo presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, substituindo Frederico Costa, que saiu do cargo em outubro, anunciou esta terça-feira fonte oficial do Ministério da Economia.

Formado em Economia pela London School of Economics e com um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, João Cotrim de Figueiredo, de 52 anos, desempenhou diversos cargos empresariais e académicos desde 1979.

Entre 2005 e 2006 foi presidente da comissão executiva da Compal e da Nutricafés, desempenhando funções idênticas, três anos mais tarde, na Privado Holding, dona do BPP, a que se seguiu uma experiência como diretor-geral da TVI.

João Cotrim de Figueiredo era, desde 2007, acionista e administrador da Jason Associates e este ano tornou-se acionista e administrador da Faber Ventures.

O Turismo de Portugal é a entidade responsável pela «promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura», refere a página daquela entidade.

A missão do Turismo de Portugal consiste em «qualificar e desenvolver as infraestruturas turísticas, desenvolver a formação de recursos humanos, apoiar o investimento no setor, coordenar a promoção interna e externa de Portugal como destino turístico e regular e fiscalizar os jogos de fortuna e azar».