A Semapa anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma oferta pública geral e voluntária de aquisição das ações que não detém da empresa em troca de títulos da Portucel.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Semapa anuncia o "lançamento de oferta pública geral e voluntária de aquisição, na modalidade de oferta de troca, abrangendo a totalidade das ações ordinárias da Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão SGPS que não sejam detidas pela oferente".

Na sequência da comunicação da Sodim, acionista da Semapa, endereçada a esta "no sentido de informar que dirigiu" ao presidente da mesa da assembleia-geral da oferente "um pedido do convocatória de uma assembleia-geral extraordinária" do grupo para "deliberar sobre a redução do capital social desta a executar através da extinção de ações próprias a adquirir por via de oferta pública e das propostas de deliberação que lhe remetidas", a empresa fez hoje o anúncio preliminar da oferta.

De acordo com as condições, o intermediário financeiro da oferta é o BPI e a "oferta é geral e voluntária, abrangendo a totalidade das ações ordinárias da sociedade escriturais e nominativas, com o valor nominal de um euro cada, representativas do capital social da sociedade visada, que não sejam detidas pela própria oferente ou por pessoas que com esta se encontram em alguma das situações previstas no número 1 do artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários".

A Semapa adianta que "apenas podem ser objeto de aceitação as ações" da empresa que, "na data de encerramento da oferta, se encontrem integralmente realizadas, livres de quaisquer ónus, encargos ou outras limitações, sobre si ou sobre os respetivos direitos inerentes, designadamente quanto aos seus direitos patrimoniais e/ou sociais ou à sua transmissibilidade".

"De acordo com a proposta apresentada pela Sodim na assembleia-geral de acionistas da oferente e sociedade visada (...) a contrapartida da oferta é constituída por um máximo de 164.770.541 ações ordinárias e representativas do capital social da Portucel SA", adianta.

Cada detentor de ações Semapa que aceite a oferta irá receber 3,40 títulos Portucel por cada ação Semapa, "com arredondamento para o número inteiro imediatamente inferior".