A portuguesa Galp Energia e a brasileira Petrobras assinaram, na terça-feira, um memorando de entendimento para "expandir a cooperação entre as duas companhias e consolidar a sua aliança estratégica".

"A parceria considera potenciais sociedades na exploração, desenvolvimento da produção e infraestrutura de petróleo e gás, em regiões de interesse comum em todo o mundo", lê-se num comunicado da companhia brasileira, o primeiro a ser divulgado, sendo que a Galp publicou um também com as mesmas indicações. 

O acordo inclui também um programa conjunto de formação e investigação "com foco em reservatórios carbonáticos em águas profundas".

"A Galp e a Petrobras têm vindo a construir uma relação sólida há mais de 15 anos. As empresas são parceiras em diversos projetos de Exploração & Produção no Brasil, tendo trabalhado em estreita colaboração em algumas das descobertas mais importantes da última década, nomeadamente no campo Lula/Iracema, um projeto de classe mundial e o maior desenvolvimento no pré-sal da prolífica bacia de Santos", refere a petrolífera portuguesa.