O Porto de Sines anunciou esta segunda-feira ter movimentado 33,3 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros nove meses deste ano, o que representa um crescimento de 20,9% face a período homólogo de 2014.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), em comunicado divulgado hoje, revelou que “todos os segmentos de carga cresceram e contribuíram para este resultado”.

Ainda assim, realçou a administração portuária, o “contributo mais substancial” foi dado pelos Granéis Sólidos e pelos Granéis Líquidos, que registaram 35,7% e 24,8% de crescimento, respetivamente.

Quanto à Carga Geral, continuou, aumentou 11,7%, “puxada, essencialmente, pelos contentores e pelas novas cargas movimentadas no Terminal Multiporpose, onde se destacou o início da movimentação de gado vivo”.

No que respeita à carga contentorizada, nos primeiros nove meses de 2015, foram movimentados 1.022.381 TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés), traduzindo-se num “crescimento superior a 10,3%”, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

O Porto de Sines registou ainda o aumento do número de navios recebidos, com um crescimento “superior a 8%”.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve destacou ainda que a infraestrutura portuária do litoral alentejano teve um “aumento significativo do GT (Gross Tonnage) associado, mais 14%”.

Para esta subida, precisou, “contribuiu o aumento do tráfego de ULCS (Ultra Large Container Ships), face ao início da receção dos maiores navios do mundo em operação, pertencentes à aliança 2M (MSC + Maersk)”.