A Comissão Europeia salientou esta terça-feira o seu pessimismo face à ideia de se encontrar esta semana um acordo para a Grécia, cujo programa de assistência financeira termina no final do mês, anunciou uma porta-voz do executivo comunitário.

«As expectativas para que haja um acordo final amanhã (quarta-feira, dia de reunião extraordinária do Eurogrupo para debater a questão grega) ou na Cimeira europeia», marcada para quinta-feira, são baixas», sublinhou Mina Andreeva, na habitual conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, citada pela Lusa.

O fórum dos ministros das Finanças da zona euro tem uma reunião ordinária na segunda-feira, dia 16, data limite para a Grécia chegar a acordo com os credores, entre os quais Portugal, sobre o pós-troika.

Os contactos entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e os responsáveis europeus com quem já se reuniu, incluindo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, «não têm sido frutuosos», salientou Mina Andreeva.

«Nós estamos a trabalhar para manter firmemente a Grécia na zona euro - é este o nosso plano», adiantou também a porta-voz.

A reunião de quarta-feira em Bruxelas, com início marcado para as 17:30 (16:30 em Lisboa) deverá servir «para uma primeira troca de impressões com o novo Governo grego», esclareceu também.