Euclid Tsakalotos, o coordenador das negociações com os credores, é o preferido do governo grego para suceder a Yanis Varoufakis, que se demitiu esta segunda-feira.

O novo ministro das Finanças deverá tomar posse ainda esta segunda-feira, segundo fonte da presidência grega avançou à Reuters.


Quem é Euclid Tsakalotos?


Formado pela Universidade de Oxford, Euclid Tsakalotos foi o braço direito de Varoufakis durante as negociações com os credores. 



Discreto e profissional, Tsakalotos, de 55 anos, é oriundo de uma família grega, mas nasceu na Holanda, cresceu no Reino Unido e só regressou a Atenas depois de casar com Heather D. Gibson, no início dos anos 90. 

Fluente em Grego, apesar do inconfundível sotaque britânico, o sucessor de Varoufakis é ainda professor universitário, tendo dado aulas na Universidade de Kent e na Universidade de Economia e Negócios de Atenas. Desde 2010 é professor de Economia na Universidade Nacional e Capodistriana de Atenas.

De acordo com o The Guardian, é esperado que, como o novo homem que irá coordenar as negociações entre Atenas e os seus credores, Tsakalotos seja metódico, detalhista e tenaz.

Tsakalotos apoia a permanência na zona euro, tal como Varoufakis, mas será inflexível no que toca à aplicação de novas medidas recessivas que contribuirão para o afundamento económico da Grécia. Apesar de admitir que o governo Syriza - do qual faz parte desde 2012 - tem cometido erros, o novo ministro das Finanças defende que o executivo aprendeu com os mesmos.