Pedro Macedo Santos Ferreira Pinto foi eleito presidente do Conselho de Administração da Parpública, anunciou esta segunda-feira a sociedade gestora de participações sociais de capitais exclusivamente públicos.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Parpública adianta que Pedro Macedo Santos Ferreira Pinto vai liderar a empresa até 2015, sucedendo no cargo a Joaquim Pais Jorge.

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) tinha dado parecer positivo a Pedro Ferreira Pinto, o nome indicado pelo Governo para presidir à Parpública.

O parecer foi pedido a 19 de dezembro pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, e publicado na sexta-feira no ¿site¿ da CRESAP.

Os especialistas responsáveis pela avaliação dos candidatos a gestores públicos destacam em Pedro Ferreira Pinto o «perfil com uma orientação fortemente técnica e financeira, orientado para a obtenção de resultados de excelência» e a «experiência efetiva na gestão de topo de situações de elevada complexidade, nomeadamente na área de intervenção da Parpública».

Joaquim Pais Jorge deixou a liderança da sociedade gestora de participações do Estado em julho, para assumir a secretaria de Estado do Tesouro, lugar que abandonou no mês seguinte, na sequência da polémica dos ¿swap¿.