A Oitante fechou a venda da sua posição de 78,5% do capital do Banif Malta à Al Faisal International for Investment Malta por um valor não revelado, anunciou o veículo de gestão de ativos do ex-Banif.

"O desfecho desta operação de venda ocorre após terem sido verificadas todas as condições estabelecidas na documentação contratual da operação assinada em dezembro de 2015 e posteriormente aditada em junho de 2016, incluindo a obtenção de autorização pela Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu", lê-se na nota de imprensa.

Segundo a Oitante, a conclusão deste processo de venda assegura ainda que o veículo estatal - criado para absorver ativos e responsabilidades no âmbito da resolução do Banif, em dezembro de 2015 - seja reembolsado de um empréstimo subordinado no montante de cinco milhões de euros.

Em agosto, o veículo de gestão de ativos do ex-Banif anunciou que vendeu o Banif - Banco de Investimento (BBI) à Bison Capital, também sem revelar o montante do negócio, e que a nova dona do banco se comprometeu a injetar 10 milhões de euros na entidade.