Cipriotas em choque tentam levantar dinheiro dos bancos

Está instalado o pânico por causa das condições do resgate financeiro que penaliza fortemente os depósitos

Por: tvi24 / AR    |   17 de Março de 2013 às 00:03
Os cipriotas estão e «estado de choque» com o plano de resgate da União Europeia que implica impostos sobre depósitos bancários. Milhares de pessoas acorreram no sábado aos bancos para levantar as poupanças. A população tentou nas sucursais e nos sites dos bancos levantar o dinheiro, mas as contas já estavam bloqueadas desde que a decisão do Eurogrupo foi tomada.

A ajuda dos «27» vai chegar à ilha, mas com um conjunto de condições bem apertadas, entre elas sobre os depósitos: com mais de 100 mil euros pagam um imposto extraordinário de 9,9% e de 6,7% para quantias inferiores. Já as empresas têm a carga fiscal agravada até 12,5%.

O pacote de ajuda, no valor de 10 mil milhões de euros, foi acordado no sábado de madrugada, mas o Parlamento do Chipre só vota o acordo este domingo.

O Chipre pediu ajuda à União Europeia em Junho de 2012 e é o quinto país da Zona Euro a beneficiar de um programa de ajuda internacional.
PUB
EM BAIXO: Cipriota tenta levantar dinheiro no multibanco após anúncio do resgate ao país (YANNIS BEHRAKIS/REUTERS)
Cipriota tenta levantar dinheiro no multibanco após anúncio do resgate ao país (YANNIS BEHRAKIS/REUTERS)
COMENTÁRIOS

PUB
Cavaco sobre legislativas: sem maioria "é preciso aguardar"

Presidente da República defende que das eleições saia um Governo "com apoio maioritário" na Assembleia da República. Mas se tal não acontecer, Cavaco Silva diz que aguarda por uma solução