Um engenheiro de segurança que trabalha numa refinaria publicou no Facebook uma lista de «truques» que os portugueses podem pôr em prática na hora de abastecer o depósito do carro, de forma a poupar algum dinheiro nos combustíveis. O post está a ser muito partilhado e comentado.

« Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.

Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, cada galão vertido no depósito (cisterna) do camião seja exato.

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.

Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma-se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível ao depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba por pagar como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada. Menos combustível no tanque, pagando mais dinheiro.

Encher o tanque antes que este baixe da metade

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois

Se chega ao posto de combustíveis e vê um camião-cisterna a abastecer os depósitos subterrâneos do mesmo, ou que acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito e isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado. Os sedimentos assentes no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo».