O sucesso do modelo em Espanha levou a editora e livraria on-line Bubok a apostar em Portugal, onde já publicou 450 títulos em formato electrónico ou no sistema «print-on-demand» desde finais Junho, refere a Lusa.

Com a maioria das obras disponível nos dois suportes, a Bubok tem actualmente em destaque na sua estante virtual «Correr por Prazer - Já correu hoje?», escrito pelo maratonista Vítor Dias, pela enfermeira especialista em reabilitação Ana Maria de Freitas e pela nutricionista Filipa Vicente.

«Desde finais de Agosto, inícios de Setembro, rondamos a média dos três novos livros publicados por dia, o que é, de certeza, um recorde nacional de publicação mas também um número bastante aceitável num contexto de autopublicação», considerou Alexandre Lemos, country manager da Bubok para o território nacional.

«Quanto aos downloads, temos tido um maior número nas publicações gratuitas. Essa ainda é a grande função do livro electrónico, não podemos ignorar. O número de pessoas a pagar pelo download é menos significativo», acrescentou à agência Lusa, indicando que o aumento tem-se registado na «encomenda de livros em papel através da tecnologia print-on-demand».