TVI24

O Segredo dos Deuses

1

A primeira série informativa da televisão portuguesa revelou uma rede de adoções ilegais de crianças portuguesas levadas para o estrangeiro por bispos da Igreja Universal do Reino de Deus.

A "personagem" central é um lar ilegal que, na década de 90, funcionava em Camarate e de onde desapareceram vários menores tirados às suas famílias por via de processos irregulares.

Após sete meses de investigação, uma equipa da TVI descobriu as mães e pais a quem roubaram os filhos e que falaram pela primeira vez.

A grande reportagem é da autoria das jornalistas Alexandra Borges e Judite França, com imagem de Ricardo Ferreira, Nuno Ascenção, Romeu Carvalho, João Pedro Matoso, Alexandre Vieira (drone), edição de Miguel Freitas e grafismo de Paulo Trindade, Sofia de Botton e João Nunes.

2
O Segredo dos Deuses: episódio 1

Episódio 1

22 anos depois, a mãe biológica de três irmãos - Vera, Luís e Fábio - e a babysitter que tratou deles reencontram-se. “Maria”, nome fictício, vai saber por “Ana” que um dos seus filhos faleceu há dois anos

3

Bispo Edir Macedo

O líder máximo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus começou como vendedor de lotaria e atualmente é um dos homens mais ricos e influentes no Brasil.

É casado com Ester Bezerra, com quem teve duas filhas biológicas - Cristiane Cardoso e Viviane Freitas –, ambas casadas com pastores da IURD que não podem ter filhos por terem feito a vasectomia que Edir Macedo exigiu dentro da igreja.

Chegou a estar preso em 1992 e atualmente responde num processo que está em investigação em S. Paulo, em que está acusado de charlatanismo, formação de quadrilha para lavagem de dinheiro e evasão de divisas. 

A TVI sabe que também está a ser investigado pelo FBI, em Nova Iorque.

Viviane Freitas 

Filha do bispo Edir Macedo, casou-se com o bispo Júlio Freitas em 1992. Terá tentado adotar no lar da igreja, mas não foi aceite como candidata por não ter idade, nem residência em Portugal.

Escolheu os irmãos Vera e Luís por fotografias. Acabaram a viver consigo, durante anos, sem conhecimento dos tribunais portugueses.

Bispo Júlio Freitas

Marido de Viviane Freitas, a filha mais nova do bispo Edir Macedo. Enquanto bispo, foi vasectomizado, o que impedia o casal de ter filhos.

4
O Segredo dos Deuses: episódio 2

Episódio 2

Edir Macedo visitou em 1995 o lar da instituição em Camarate, onde viviam os três irmãos Vera, Luís e Fábio, e escolheu as crianças para a sua filha Viviane. O bispo levou então fotografias das crianças para a Califórnia, para a filha Viviane aprovar a escolha. Recorde-se que, já na lei da época, era proibido os casais escolherem as crianças que queriam adotar

5

"Maria"

Mãe biológica de Vera, Luís e Fábio. Após uma denúncia de que deixava os filhos sozinhos em casa, a Segurança Social da Amadora retirou-lhe as crianças e entregou-as no lar ilegal da IURD.

Jovem mãe, vítima de violência doméstica, tinha dois trabalhos para conseguir alimentar os filhos e irmãos menores, que deixava entregue ao pai dos filhos e a outras pessoas que viviam na mesma casa.

Vera, Luis e Fábio acabaram no lar da IURD, onde deixou de conseguir vê-los e onde lhe negaram o livro de visitas para assinar.

O lar mentiu ao tribunal e disse que a mãe abandonou lá as crianças e que nunca os foi visitar e, assim, conseguiu que a guarda dos menores fosse entregue a Alice, a secretária do bispo, que levou os irmãos para a filha do líder da IURD, nos EUA.

“Maria” foi à polícia duas vezes denunciar o roubo das crianças, mas ninguém a levou a sério. Os relatórios do lar dizem que “Maria” era toxicodependente e seropositiva.

6
O Segredo dos Deuses: episódio 3

Episódio 3

Como a filha do líder da IURD não tinha idade nem residência para adotar em Portugal, o plano para levar os três irmãos para os Estados Unidos passou por uma portuguesa, Alice Andrade, que durante uma década foi secretária pessoal de Edir Macedo. A TVI teve acesso a uma gravação em que Alice Andrade confessa o esquema

 

7

Vera e Luís Andrade

Tinham 3 e 2 anos, respetivamente, quando foram retirados da mãe, "Maria", e entregues no lar ilegal da IURD.

Quando o Bispo Edir Macedo visitou a instituição, escolheu-os para serem adotados pela filha Viviane, que confessou no próprio blogue que escolheu Vera pelas parecenças com o marido, o bispo Júlio Freitas.

Vera e Luís foram levados, juntamente com o irmão Fábio, por Alice Andrade, a secretária do bispo Macedo, para os EUA, em avião privado e sem autorização dos tribunais portugueses.

A babysitter que falou com a TVI relatou episódios de maus-tratos às crianças.

Depois de viver anos com Viviane Cardoso, Vera e Luís foram devolvidos a Alice Andrade, que formalmente é a sua mãe adotiva.

Anos mais tarde, foram convencidos a regressar à IURD e à família de Edir Macedo. Vera é obreira, Luís é pastor.

8
O Segredo dos Deuses: episódio 4

Episódio 4

Para o processo avançar, foi preciso desacreditar "Maria". No relatório elaborado pelo lar, esta mãe foi rotulada de toxicodepente e seropositiva, mentiras que serviram para lhe retirar os filhos

9

Fábio Andrade

O irmão mais novo de Vera e Luís nasceu a 15 de dezembro de 1994 e tinha apenas nove meses quando foi retirado da mãe.

Foi levado para os EUA por Alice Andrade, mas separado dos irmãos. Viviane não quis ficar com ele e Fábio acabou entregue ao Bispo Romualdo Panceiro, com quem viveu durante três anos no Brasil, ilegalmente e à margem dos tribunais portugueses.

Viveu no Brasil com a identidade falsa de Filipe Barbosa Panceiro e viajava com documentos falsos.

Reencontrou os irmãos, Vera e Luís, anos mais tarde, quando foi viver com Alice, a secretária do bispo Edir Macedo, que acabou por os adotar a todos.

Faleceu em 2015, sozinho, num quarto de hotel em Nova Iorque. Foi Alice quem foi chamada para reconhecer o seu corpo.

Bispo Romualdo Panceiro 

É um dos principais bispos da igreja universal e neste momento está à frente dos destinos da IURD em Portugal e na Europa.

Atualmente, é ele quem dirige o culto da igreja de Chelas, com capacidade para 3 mil crentes.

É casado com Márcia Panceiro e foi ele que ficou com Fábio.

10
O Segredo dos Deuses: episódio 5

Episódio 5

Fábio foi separado dos irmãos quando tinha apenas 18 meses. Recebeu documentos falsos, com uma nova identidade. Passou a ser Filipe Barbosa Panceiro, registado como se fosse filho de Romualdo e Márcia.

11

Alice Andrade

Foi, durante uma década, secretária pessoal do bispo Edir Macedo. Serviu como testa de ferro para a adoção dos três irmãos, que retirou do lar com uma guarda para entregar à filha de Edir Macedo, nos EUA. 

Entrou em rota de colisão com a igreja por causa das crianças e foi despedida. Acionou a justiça americana e acabou por assinar um acordo de confidencialidade com Edir Macedo e a IURD, que a obriga a não divulgar o que aconteceu com os menores e a manter silêncio sobre todos os esquemas financeiros da igreja nos quais participou.

Há mais de 4 anos que não vê, nem fala com os jovens. Vive em Los Angeles.

12
O Segredo dos Deuses: episódio 6

Episódio 6

Aos cinco anos, Fábio é devolvido a Alice Andrade, mãe adotiva das três crianças, com quem mora até aos 19 anos. No entanto, após uma entrada no mundo das drogas, Fábio regressa a casa do bispo Romualdo. Um regresso que, mais uma vez, é usado para convencer os fiéis da igreja.

13

"Clara" e os filhos Luís Filipe e Pedro

"Clara" é o nome fictício da mãe biológica de Luís Filipe e Pedro. Era vítima de maus-tratos e foi o filho mais velho que a ajudou a escapar aos abusos do marido.

Pediu ajuda à mãe, devota da IURD, para cuidar dos netos enquanto ia fazer uma desintoxicação, mas quando regressou a avó tinha entregado os netos no lar da IURD.

Conseguiu visitá-los apenas três vezes. Depois, quando se dirigiu ao lar, já tinham saído para adoção.

O tribunal afirma que a mãe deu o consentimento para adoção, mas “Clara” nunca foi ouvida ou se sentou num tribunal. Na altura, o seu bilhete de identidade desapareceu, o que explica este falso consentimento em que se enganou o tribunal.

Não sabia do paradeiro dos filhos e continuava a procurá-los nas redes sociais, até que a TVI a encontrou.

Filipe Cardoso

Luís Filipe tornou-se Filipe Cardoso, filho adotado de Cristiane e Renato Cardoso.

Pedro Duran Marques

Já Pedro foi adotado por Jaqueline Duran Marques, na altura diretora do lar universal, a mando do bispo Edir Macedo.

14
O Segredo dos Deuses: episódio 7

Episódio 7

A TVI revelou a adoção ilegal de Filipe, por parte da filha mais velha do bispo Edir Macedo. Também ele foi escolhido por fotografia e também ele foi separado do irmão.

15

Cristiane Cardoso

Filha mais velha do bispo Edir Macedo, casou com 17 anos, com o bispo Renato Cardoso, e apresenta, ao lado do marido, o programa The Love School – A Escola do Amor - na rede Record.

Adotou Filipe.

Bispo Renato Cardoso

Marido de Cristiane Cardoso, é considerado um dos mais importantes bispos da igreja universal, sendo apontado pela comunicação social como o sucessor de Edir Macedo.

Além de apresentador, ao lado da mulher, é o autor de diversos livros sobre um casamento feliz.

16
O Segredo dos Deuses: episódio 8

Episódio 8

"Clara" confronta a sua mãe, que entregou os seus dois filhos no lar da IURD e a TVI revela este encontro através de uma câmara oculta. A avó confirma que a mãe das crianças não foi tida em consideração nem na entrega das crianças, nem no processo de adoção.

17

Nídia Martins

Advogada do lar, foi ela quem tratou dos processos de adoção dos menores para os bispos e pastores.

Adotou um recém-nascido do hospital S. Francisco Xavier e duas gémeas, no lar da IURD.

As funcionárias dizem que levou Danielle Cristelle e Cristelle Danielle no mesmo dia em que foram entregues no lar.

A TVI encontrou-a a viver no interior do Algarve e recusou explicar estas adoções.

18
O Segredo dos Deuses: episódio 9

Episódio 9

Neste episódio, revelamos como duas gémeas foram adotadas pela advogada do lar, apesar da família as querer. Também contamos a história de Anabela Silva, que lutou pelos filhos até à morte

19

Ricardo Campos

Pai biológico de uma criança que foi registada diretamente por um importante bispo da IURD.

Toxicodependente, estava a ser tratado numa clínica quando descobriu que a companheira, Milena, estava grávida. No final da gravidez, Milena pediu ajuda à IURD, pois já tinha 2 filhas de um anterior relacionamento. 

O bispo ofereceu-lhe casa e trabalho na igreja, em troca de cuidar da sua filha recém-nascida, que dormiu apenas uma noite no lar. 

A menor foi registada diretamente pelo bispo e a esposa, como se fosse filha deles, e Ricardo, o pai, foi convencido de que a filha tinha morrido à nascença. 

Ricardo acabou como pastor da IURD e um dia descobriu que a filha Raquel está viva. O bispo Macedo afastou Ricardo e Milena de Portugal e colocou-os nos EUA, longe da filha. 

Os pais ainda tentaram recuperar a filha e retirá-la ao bispo, mas não conseguiram e acabaram por se divorciar. Ricardo foi ameaçado para nunca revelar este segredo.

Milena também foi  ameaçada e atualmente está em paradeiro desconhecido. 

20
O Segredo dos Deuses: episódio 10

Episódio 10

Aqui revelamos o que aconteceu a Raquel, uma bebé que foi levada da maternidade para um importante bispo

21

Novo caso após a reportagem

TVI localizou no Brasil mais uma criança portuguesa que desapareceu do lar da Igreja Universal do Reino de Deus e foi levada ainda bebé de meses por um pastor da IURD para o estrangeiro.

Paulo Edir, assim batizado em homenagem ao bispo Edir Macedo, cresceu no Brasil, a esconder-se das autoridades por ter documentos falsos.

Quando viu no Youtube a investigação da TVI "O Segredo dos Deuses", percebeu, depois de 24 anos à procura das suas raízes, que esta podia ser a sua verdadeira história.

TVI falou com Paulo Edir, que se encontra no Rio de Janeiro.

22
Paulo Edir viu o Segredo dos Deuses e percebeu que era a sua história

A história de Paulo Edir

Paulo Edir esteve poucos dias no lar da IURD. Desapareceu de Camarate em 1994, ainda bebé de meses, pela mão de Marilene e do seu marido, o pastor Airton Brovini, e só foi adotado no Brasil, muitos anos depois, já com 18 anos.

23

O papel de Joana Marques Vidal

A atual Procuradora-Geral da República sabia de todas as irregularidades na adoção dos três irmãos, que foram entregues à filha do bispo Edir Macedo e ao bispo Romualdo, desde 1999.

Foi alertada na altura por Teresa Brandão, então responsável do serviço de adoções da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e pela assistente social que estava a tratar do caso, Clara Martins, que agora confirmam tudo à TVI.

Joana Marques Vidal era, na altura, a coordenadora máxima do Tribunal de Menores de Lisboa.

24
#NãoAdotoEsteSilêncio

Os casos denunciados nesta série informativa deram origem à abertura de um processo no Ministério Público, mas as entidades públicas envolvidas nas adoções ilegais - a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia -, bem como a generalidade da classe política, remeteram-se ao silêncio sobre os factos apresentados.

Como se pode adotar este silêncio? A TVI lançou então uma campanha

25
Figuras públicas deixam testemunho contra adoções ilegais

Figuras públicas aderem à campanha

Os testemunhos de Fátima Lopes, Rita Pereira, Ricardo Araújo Pereira, Carlos do Carmo, Jéssica Athayde, Pedro Abrunhosa, Eunice Muñoz e Pedro Ribeiro

26
6 FOTOS

#NãoAdotoEsteSilêncio chegou ao Parlamento

Centenas de pessoas juntaram-se nas vigílias silenciosas em várias cidades do país contra as adoções ilegais por parte da IURD. Nesta altura, a petição para levar o assunto à Assembleia da República ultrapassou as assinaturas necessárias.