TVI24

Contra a violência doméstica

1

Sabia que, por dia, há 71 mulheres a apresentarem queixa por situações de violência doméstica?

E que só em 2015, se registaram 25.915 casos de violência doméstica contra mulheres, em Portugal?

O crime de violência doméstica continua a ser uma realidade à qual não podemos ser indiferentes e que nos convoca para uma intervenção social.

A novela “A Única Mulher” não é excepção – entre os vários temas abordados, a violência doméstica voltou a ser assunto incontornável.

Partindo do núcleo dos atores Pedro Barroso (Rodrigo) e Rita Pereira (Luena), que na ficção protagonizam esta realidade é intenção da TVI reforçar o alerta e o debate social sobre a violência doméstica, transpondo o tema da novela “A Única Mulher” para o mundo real.

Com esta realidade tão presente em tantos casos, no nosso país, pretendemos usar a força dos personagens e dos actores Rita Pereira e Pedro Barroso para sensibilizar a sociedade para o apoio às vitimas deste crime.

A APAV, enquanto entidade de referência nesta matéria em Portugal, surgiu como o parceiro natural no lançamento desta campanha de alerta.

Em conjunto, acreditamos que podemos contribuir para alterar esta realidade.

Vamos mudar o fim a esta história?

2

Campanha TVI/APAV contra a violência doméstica

25.915 Casos de Violência Doméstica contra mulheres em Portugal só em 2015

3

"Tentei entrar em contacto com uma pessoa que eu sabia que passava por esta situação (violência doméstica). Foi muito difícil dizer-me olhos nos olhos e admitir que está a passar por uma situação destas. Consegui convencê-la, pela confiança, a dizer-me só o que ela sentia".

Rita Pereira, atriz que interpreta Luena na telenovela da TVI "A Única Mulher"

4

Violência Doméstica - Campanha de sensibilização

Entrevista a Rita Pereira e Pedro Barroso

5

Os primeiros sinais de violência doméstica

A personagem de Rita Pereira representa os mais de 25.900 casos de violência doméstica em Portugal registados só em 2015. A história de Luena e de Rodrigo, da novela "Única mulher", é o ponto de partida para uma nova campanha de luta contra a violência doméstica promovida pela TVI e pela APAV.

6

Violência doméstica: "Muitas vezes, a realidade vai para além da ficção"

João Lázaro, da APAV, fala sobre a responsabilidade dos operadores de televisão sobre este assunto, destacando a importância de chegar a mais vítimas e explicar-lhes que há esperança. A TVI e a APAV estão juntas numa campanha contra a violência doméstica: "Ela não é a única mulher". 

7

Violência doméstica: Rita Pereira e Pedro Barroso falam do drama e dos personagens