TVI24

Cem anos desde a Revolução que mudou o mundo

1

Há 100 anos, uma série de acontecimentos mudou o mundo. A Revolução Russa pôs fim a uma monarquia absolutista e levou à criação do primeiro estado marxista, a União Soviética, território que atualmente corresponde a 15 países.  

Um dos pontos cruciais dessa parte da História foi a Revolução de Outubro, também conhecida como Revolução Vermelha, que ocorreu faz hoje 100 anos, a 7 de novembro de 1917 (sendo que pelo calendário juliano foi a 25 de outubro de 1917).

Foi através dessa revolução que os bolcheviques, liderados por Lenine, tomaram o poder e mudaram o mundo este existia até então. 

 

 

2
Lenine

Lenine foi a grande figura da Revolução Russa, liderando os bolcheviques ao poder

3

A primeira "Revolução"

Em 1917, a Rússia era um país mergulhado num clima de enorme pobreza e tensões sociais. Os efeitos da participação na I Guerra Mundial eram devastadores e a sociedade estava próxima do colapso.

Depois de ter entrado na I Guerra Mundial, o exército tinha levado milhões de homens para as linhas de combate, incluindo agricultores, e a escassez de alimentos não parava de aumentar.

Na capital, Petrogrado, a atual São Petersburgo, a classe operária começava a demonstrar a sua insatisfação. Uma série de greves e manifestações culminaram na Revolução de Fevereiro. 

O Czar Nicolau II não tinha alternativa senão abdicar do trono. Foi o último Imperador russo e este era o fim da monarquia absolutista do país.

 

4
Czar Nicolau II

Nicolau II foi o último Imperador da Rússia

5

Novo governo não travou vozes operárias

Depois da queda do Czar, foi constituído um governo provisório. Contudo, os problemas estruturais continuaram. Foi aqui que o Partido Bolchevique, cuja base era essencialmente formada por operários e soldados, conquistou uma grande popularidade.

O Partido Bolchevique foi formado por ex-membros do Partido Operário Social-Democrata Russo e até então atuava na clandestinidade, difundindo um programa de ação revolucionário.

Após o fim da monarquia, os bolcheviques aproveitaram a fragilidade do governo provisório e uma certa confusão instalada nos centros de poder para conquistar o apoio dos populares.

Esta força política, que tinha em Lenine e Trotsky as suas principais figuras, defendia uma aliança de operários e camponeses para dar o poder aos trabalhadores.

6
Cartaz bolchevique

Bolcheviques ganham popularidade

7

Frases como "Terra para os camponeses! Fábricas para os trabalhadores!" surgiam nos cartazes de propaganda do Partido Bolchevique.

 

8
Tropas da Guarda Vermelha preparam-se para o assalto ao Palácio de Inverno

A Revolução Vermelha

9

Como aconteceu

Estávamos em 7 de novembro de 1917. Lenine já tinha regressado ao país após um período de exílio durante o qual reuniu apoios da Alemanha, que estava interessada em desestabilizar a Rússia para ganhar vantagem na Guerra. 

Os bolcheviques tinham considerado que um assalto armado para derrubar o governo era inevitável. E foi o que aconteceu.

Foi já durante a noite, não havendo imagens do acontecimento, que os guardas vermelhos, soldados e marinheiros invadiram o Palácio de Inverno, onde se reunia o governo provisório, e tomaram os principais centros do poder. 

A propaganda comunista, materializada num filme de Sergei Eisenstein realizado dez anos depois, transformou a tomada do Palácio de Inverno num momento heróico, de luta encarniçada e de grandes dimensões. Mas a realidade foi bem diferente.

10
Os 100 anos da revolução russa

Propaganda transformou assalto pacífico em momento heróico

Segundos os historiadores, o assalto ao palácio ocorreu de forma pacífica. Os bolcheviques não entraram de rompante pelas escadas principais, mas de forma gradual e pelas traseiras.

Por outro lado, ninguém se levantou para defender o governo provisório. Este era defendido por cadetes militares, muitos adolescentes, e algumas mulheres do chamado Batalhão da Morte, mas quando os bolcheviques entraram no palácio, a maioria já tinha abandonado o edifício.

11
Guerra civil russa

Guerra civil deixa o país arrasado

12

Os bolcheviques passam a governar o país, mas, entretanto, insurgem-se os seus opositores, que são maioritariamente imperialistas e liberais.

O Exército Vermelho (bolcheviques) e o Exército Branco (opositores) defrontam-se na Guerra Civil Russa que dura até 1921.

Deste conflito saiu a vitória dos bolcheviques, mas também um país completamente arrasado. 

13
Separador URSS

Nasce a União Soviética

14

Durante a guerra civil, o Exército Vermelho entrou em diversos territórios do antigo Império russo e ajudou os comunistas locais a tomarem o poder. 

Com o fim do conflito, os bolcheviques criaram um novo Estado, a União Soviética. Tal como o nome indica, este novo Estado correspondia à união das repúblicas soviéticas.

A sua capital era Moscovo. 

15
Joseph Estaline

O tempo de Estaline

16

Depois da morte de Lenine, foi Joseph Estaline que chegou ao poder para liderar os destinos do bloco soviético, um regime unipartidário, altamente centralizado pelo Partido Comunista.

O país passou por um período de rápida industrialização e coletivização e conquistou o estatuto de superpotência. Teve, de resto, um papel decisivo na derrota da Alemanha na II Guerra Mundial.

Mas o regime de Estaline ficou também marcado pelas políticas autoritárias, de opressão, e pelas constantes violações dos direitos humanos que levaram à execução de milhões de pessoas durante três décadas.

17
Crianças na Rússia

As marcas da Revolução

18

As marcas da Revolução estão um pouco por toda a Rússia. 

Um estudo recente estimou que há cerca de 14.000 estátuas de Lenine espalhadas pelo antigo território da União Soviética. 

Depois da sua morte, Lenine transformou-se num símbolo do comunismo e numa personalidade de culto. Além das estátuas, o seu rosto passou a ser usado nas ações de propaganda comunista, como cartazes e marchas. Canções e poemas foram criados em sua homenagem. As crianças aprendiam na escola, desde muito cedo, os seus feitos. 

O dia da Revolução Vermelha, feriado nacional, é assinalado a 7 de novembro com cerimónias oficiais. 

19
Cerimónias oficiais assinalam o dia da Revolução Vermelha na Rússia

Cerimónias oficiais assinalam o dia da Revolução Vermelha