TVI24

2017: as notícias que ninguém vai esquecer

1

O ano de 2017 foi pródigo em notícias. Portugal viu-se a braços com a tragédia dos incêndios. O mundo enfrentou por várias vezes o embate do terror. Mas a lista de notícias que vão perdurar na memória de todos não se restringe a estes dois temas. 

A passagem do Papa por Portugal, a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão ou o caso dos mails do Benfica são apenas alguns exemplos.

Neste dossier, apresentamos-lhe 20 notícias que não irá esquecer. 

2
Fogo em Pedrógão Grande faz 19 mortos

A noite fatídica de Pedrógão Grande

Quando o então secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, anunciou as primeiras vítimas mortais, o país entrou em choque. E era apenas a ponta do iceberg.

O verão de 2017 havia de se revelar muito mais trágico que os 19 mortos iniciais, anunciados naquela noite de 17 de junho por um governante visivelmente consternado. Ao todo, os incêndios de 2017, fizeram 109 mortos, de acordo com a contabilidade oficial.

3
52 FOTOS

Pedrógão Grande: entre as chamas e o desespero

Nos incêndios que devastaram os concelhos de Pedrógão Grande (distrito de Leiria) e Góis (distrito de Coimbra), e que tiveram início a 17 de junho, morreram 64 pessoas e mais de 250 ficaram feridas. Na altura, registou-se ainda a morte de uma mulher que também foi atropelada ao fugir das chamas e que também está a ser investigada pelo Ministério Público. 

De acordo com a lista oficial de mortos nos incêndios dos dias 15 e 16 de outubro, divulgada pelo Governo, há 45 vítimas mortais. E o número pode não ficar por aqui: há mais três vítimas que não foram contabilizadas pelas autoridades e que as famílias garantem que morreram nos fogos.

4
O Segredo dos Deuses: episódio 1

Investigação TVI: O Segredo dos Deuses

Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), visitou em 1995 o lar da instituição em Camarate, onde viviam os três irmãos Vera, Luís e Fábio, e escolheu as crianças para a sua filha Viviane, cujo marido não podia ter filhos, por ter feito a vasectomia que Edir tinha exigido. É a ponta do iceberg. Apenas um caso de adoções ilegais da IURD que a TVI revelou numa série de 10 episódios.

Uma grande reportagem da autoria das jornalistas Alexandra Borges e Judite França, com imagem de Ricardo Ferreira, Nuno Assunção, Romeu Carvalho, João Pedro Matoso, Alexandre Vieira (drone), edição de imagem de Miguel Freitas e grafismo de Paulo Trindade, Sofia de Botton e João Nunes.

5

Caso Raríssimas

TVI revelou uma investigação em que centenas de documentos põem em causa a gestão da presidente da associação Raríssimas, Paula Brito e Costa. A instituição de solidariedade social vive de subsídios do Estado e donativos.

Em causa, poderão estar mapas de deslocações fictícias, a compra de vestidos de alta costura, gastos pessoais em supermercados.

A investigação da jornalista Ana Leal levou não só à demissão da presidente da associação, como também do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que recebeu mais de 60 mil euros brutos por serviços de consultoria à associação e viajou para o Brasil com Paula Brito e Costa. 

O ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, pediu uma investigação à instituição e diz-se de consciência tranquila em relação ao seu próprio envolvimento com a Raríssimas. 

A instituição está a ser investigada pela Segurança Social

6
Investigação TVI: para onde vai o dinheiro que a Raríssimas recebe

Investigação TVI: para onde vai o dinheiro que a Raríssimas recebe

Centenas de documentos põem em causa a gestão da presidente da associação. Uma reportagem de Ana Leal, com imagem de Nuno Quá, grafismo de Rui Ribeiro e edição de imagem de João Pedro Ferreira.

7

Duas portuguesas morrem no atentado de Barcelona

Uma avó de 74 anos e a neta de 20, residentes na zona de Sintra, foram duas das vítimas do ataque terrorista que assolou Barcelona a 17 de agosto.

Uma carrinha avançou sobre as pessoas que passeavam nas Ramblas. Eram 17:30 locais (16:30 de Lisboa). A viatura foi intercetada depois de percorrer cerca de 600 metros. Para trás, um rasto de morte. 

No dia seguinte, em Cambrils, o terror voltou a atacar. O modus operandi foi o mesmo. 

Ao todo, os dois atentados da Catalunha fizeram 19 mortos (entre vítimas e suspeitos que foram abatidos) e mais de 120 feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh). 

Os terroristas estariam ainda a preparar um outro atentado em maior escala em Barcelona. A Igreja da Sagrada Família seria um dos alvos. 

8
30 FOTOS

Papa em Portugal para canonizar Jacinta e Francisco

Milhares de pessoas nas ruas. Fronteiras fechadas. O espaço aéreo nacional restringido. Uma operação de segurança como nunca se tinha visto em Portugal. O Papa veio a Fátima como peregrino, ficou por cá menos de 24 horas e tornou santos os pastorinhos Jacinta e Francisco

N dia 13 de Maio, o Santuário de Fátima foi pequeno para tanta gente. A Fátima deslocaram-se milhares de peregrinos para ver o Papa.

O Santuário fez saber que gastou dois milhões de euros nas comemorações do centenário das Aparições. Só a visita do Papa custou cerca de 560 mil euros.

9
Carles Puigdemont

Assumo o mandato do povo para que a Catalunha se converta num Estado independente, sob a forma de República. (...) Com a mesma solenidade propomos que o parlamento suspenda a declaração de independência para empreender um diálogo para chegar a uma solução acordada."

10 de outubro | Carles Puigdemont declara e suspende a independência da Catalunha 

10

Altice compra Media Capital

A Prisa aceitou a oferta vinculativa da francesa Altice para comprar a totalidade da participação no grupo Media Capital, dono da TVI e da TVI24. O negócio está avaliado em 440 milhões de euros, segundo a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O negócio, anunciado a 14 de julho, tem feito correr muita tinta. Um parecer negativo da Anacom diz que operação, nos moldes em que foi proposta, cria "entraves significativos à concorrência efetiva nos vários mercados de comunicações eletrónicas".

A 6de dezembro, o presidente cessante da Entidade Reguladora para a Comunicação Social dise no Parlamento que "este processo vai demorar muito mais tempo que o previsto".

11
Exclusivo TVI: 1ª entrevista a Centeno após eleição para o Eurogrupo

Centeno eleito presidente do Eurogrupo

Mário Centeno, o ministro das Finanças, foi eleito presidente do Eurogrupo

Numa entrevista ao jornalista da TVI, Pedro Moreira, Mário Centeno frisa que o que fez com que o ministro das Finanças português fosse eleito foi o aumento da credibilidade do país.

A eleição de Mário Centeno mereceu os mais variados elogios, nomeadamente de Pierre Moscovici, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros. 

12
Donald Trump

Considero que é tempo de reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel."

6 de dezembro | Donald Trump desencadeia novo tumulto no Médio Oriente 

13

Manchester: atentado após um concerto de Ariana Grande faz 22 mortos

Era suposto a noite de 22 de maio ser de festa para muitos adolescentes britânicos. Naquela noite, o Arena de Manchester, com lotação para 21 mil lugares, estava cheio para um concerto de Ariana Grande. 

Depois do espetáculo, quando os espectadores já começavam a abandonar o estádio, um bombista suicida fez-se explodir .

Vinte e duas pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas. A maioria das vítimas eram jovens. A mais nova tinha apenas oito anos

O Estado Islâmico revindicou o ataque.

 

 

14
O mundo rendeu-se a Salvador Sobral

Salvador Sobral conquista a Eurovisão

Foi a 13 de maio que Portugal se rendeu definitivamente a "Amar pelos Dois", a música composta por Luísa Sobral e interpretada por Salvador Sobral, que conquistou a Eurovisão. Os portugueses viram cumprido um sonho com mais de 50 anos. Salvador Sobral venceu o festival da Eurovisão.

15

Material de guerra roubado dos paióis de Tancos

No final de junho, um furto punha em causa a segurança dos quartéis do Exército português. Granadas de mão ofensivas e munições de calibre 9 milímetros desapareceram das instalações militares dos Paióis Nacionais de Tancos.

O jornal El Espanhol divulgava a lista do material roubado

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Pina Monteiro disse, em conferência de imprensa, que o material valia 34 mil euros e estava selecionado para ser abatido. Dias depois, no Parlamento, dizia que nem todo o material estava obsoleto.

O furto apanhou o primeiro-ministro de férias e abalou as mais altas estruturas militares. Chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, anunciou anunciou a exoneração de cinco comandantes de unidades do ramo para não interferirem com os processos de averiguações sobre o furto. Duas semanas depois, voltou a nomeá-los para os mesmos cargos.

O armamento havia de ser recuperado quase cinco meses depois. Vinha com uma caixa de petardos a mais.

 

16
A personalidade do ano para a TIME

#MeToo

Depois do escândalo de assédio sexual de Hollywood, que começou em Harvey Weinstein, mas depressa se alastrou a vários nomes sonantes da indústria cinematográfica (e não só), surgiu este movimento, que acabou por ser eleito personalidade do ano para a revista Time.

#MeToo é o grito das mulheres contra o assédio na rua, no trabalho, na escola. 

17

Treze mortos e 49 feridos em queda de árvore na Madeira

A 15 de agosto, comemorava-se a romaria de Nossa Senhora do Monte, no Largo da Fonte, no Funchal. A festa transformou-se em tragédia, quando treze pessoas morreram e 49 ficaram feridas, na sequência da queda de um carvalho de grande porte com 200 anos.

Um mês depois, o procurador-adjunto da República na Madeira, Nuno Gonçalves, anunciava que uma investigação estava "a decorrer” e “vai levar algum tempo.”

 

18
Mário Centeno

Portugal sai do Procedimento por Défice Excessivo

A 16 de junho, Portugal saiu do Procedimento por Défice Excessivo. Numa declaração escrita, o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, disse: 

"Vejo com satisfação que os ministros das Finanças tenham aprovado hoje a nossa recomendação para a saída de Portugal do Procedimento de Défice Excessivo. Hoje é o dia para celebrar. Amanhã é o dia para continuar o trabalho árduo. É a altura certa para Portugal continuar o esforço de reformar a sua economia. As reformas são o caminho para Portugal manter este momento positivo.”

O Governo e os partidos do arco da governação regozijaram-se com o feito alcançado. 

O Presidente da República saudou o anterior e o atual Governos pelo encerramento do Procedimento por Défice Excessivo, mas advertiu que "não se pode agora" cometer o erro de "adormecer à sombra da bananeira".

19

Ao fim de 38 anos, José Eduardo dos Santos deixa o poder em Angola

Em fevereiro, José Eduardo dos Santos já tinha feito saber que não se candidataria às eleições gerais em Angola. Confirmou-o a 11 de março, no congresso do MPLA. Deixaria assim o poder, ao fim de 38 anos. 

A 23 de agosto, nove milhões de eleitores escolheram o sucessor de José Eduardo dos Santos. O MPLA voltou a ganhar as eleições e João Lourenço foi empossado como novo presidente de Angola a 26 de setembro.

Desde então, João Lourenço parece empenhado em implementar uma mudança nos meandros de decisão política e económica do país. Exonerou Isabel dos Santos do cargo de presidente do conselho de administração da petrolífera Sonangol e ordenou ao Ministério da Comunicação Social a retirada da gestão do segundo canal da Televisão Pública de Angola (TPA) à empresa Semba Comunicação, de dois filhos do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

20
Guerra: «Não estou a dizer que não existiu, eu não me lembro»

Os emails que abalaram o futebol português

Em junho, Francisco J. Marques revelou, no Porto Canal, uma suposta troca de e-mails entre Adão Mendes, ex-árbitro, e Pedro Guerra, comentador afeto do Benfica. Dias depois da revelação, no programa Prolongamento, da TVI24, Pedro Guerra dizia nao se lembrar da troca e do teor dos mails. 

A revelação de Francisco J. Marques levou a investigações judiciárias e a demissões no mundo do futebol.  

21

Passos Coelho deixa liderança do PSD

Não foi propriamente um pedido de demissão, mas, perante os resultados eleitorais das autárquicas, Pedro Passos Coelho deixou em aberto a hipótese de não se candidatar no próximo escrutínio interno. No discurso pós-eleitoral, Passos admitiu que foi "um dos piores resultados" eleitorais do PSD.

A 24 de novembro, despediu-se do Conselho Nacional do partido, com a convicção de que o partido, já com nova liderança, terá tempo para demonstrar que é alternativa de Governo.

22

Ronaldo é pai de três crianças

Em menos de cinco meses, Cristiano Ronaldo foi pai de três crianças. Primeiro, em finais de junho, nasceram os gémeos Eva e Mateo, fruto de uma barriga de aluguer. Nas redes sociais, o craque não escondia o orgulho:

A 12 de novembro, nasceu Alana Martina, fruto da relação do jogador português com a modelo Georgina Rodriguez. Mais uma vez, foi através das redes sociais que Ronaldo deu a notícia aos fãs: 

 

 

A Alana Martina acaba de nascer! Tanto a Geo como a Alana estão muito bem! Estamos todos muito felizes! ❤️

Uma publicação partilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) a

23
Madonna canta "Like a Virgin" em Alfama

Madonna anuncia que vem viver para Portugal

Em maio, a rainha da Pop veio a Portugal com os filhos. Nas redes sociais, Madonna mostrava que estava rendida ao país e publicava fotografias dos filhos a passear em Lisboa, de visita ao Oceanário, dela própria no Estádio da Luz a ver um jogo da Seleção ou a passear na Comporta. 

Madonna faz saber que quer viver em Lisboa e até terá inscrito os filhos em escolas da capital. Mas a cantora confessa também as dificuldades por que passa em Portugal: a burocracia não lhe tem dado tréguas, leva uma "vida de freira" por terras lusas e não consegue arranjar casa

 

Por: Manuela Micael