logotipo tvi24

LE: Sporting-At. Bilbao, 2-1 (crónica)

Do lado esquerdo, onde bate o coração, veio a reviravolta

Por:
   |   2012-04-19 22:09

Foi pelo lado esquerdo, onde mora o coração, que o Sporting encontrou força para vencer o At. Bilbao e viajar em vantagem para San Mamés. A ineficácia portuguesa foi punida por um golo de bola parada, que deu vantagem à formação espanhola, mas Capel e Insúa deram a volta ao marcador (2-1).

A equipa orientada por Sá Pinto foi superior durante quase todo o jogo (exceção feita aos minutos seguintes ao golo sofrido), e acaba por conseguir um resultado que é bom, mas que até podia ter sido melhor.

Puxar dos galões logo de início, mas sem aproveitamento

O At. Bilbao é elogiado pela forma como se lança ao ataque logo desde o primeiro minuto, mas o Sporting soube puxar logo dos galões, e mostrou-se superior em todo o primeiro tempo. A equipa portuguesa conseguiu evitar que o adversário circulasse a bola a seu gosto, e este acabou por abusar do jogo direto. No ataque, com André Martins em bom plano, a dinâmica dos «leões» de Lisboa não teve correspondência em eficácia.

Insúa, logo aos quatro minutos, testou a atenção de Gorka Iraizoz, tentando repetir o golo de livre indireto ao Metalist. O lateral argentino voltaria a estar em destaque na última jogada do primeiro tempo, ao aparecer em excelente posição para o remate, que acabou por não surgir. Pelo meio duas oportunidades para Ricky van Wolfswinkel, mas ambas a saírem ligeiramente ao lado (9 e 43m).

O Athletic, distante do que se esperava, nos primeiros 45 minutos, só criou uma verdadeira ocasião de perigo, e de bola parada (canto), com Llorente a atirar ao lado (13m).

Quem teve mais gás foi o «leão» de Lisboa

A intenção do Sporting, no início do segundo tempo, era voltar a entrar forte, mas logo aos 54 minutos apareceu um golpe inesperado, face ao que se vinha passando. O At. Bilbao chegou à vantagem de bola parada, com um desvio infeliz de Insúa a assistir Aurtenetxe. Um balde de água fria para os adeptos sportinguistas, que ainda estavam de pé a reclamar uma alegada grande penalidade, momentos antes.

Durante alguns minutos o jogo esteve a gosto dos visitantes, que até estiveram perto de chegar ao segundo golo, quando Amorebieta atirou ao poste (58m). O cenário começava a tornar-se preocupante, mas o Sporting, com grande coração, partiu para uma reviravolta. Insúa redimiu-se do lance do golo espanhol e fez o empate, com um estranho mas eficaz golpe de cabeça (76m). E pouco depois Capel, com um forte e colocado pontapé com a canhota, a virar o resultado (80m).

Com o sangue a palpitar nas veias, a equipa portuguesa até podia ter conseguido uma vantagem mais confortável para a segunda mão, sobretudo com a ocasião protagonizada pelo suplente Carrillo, que apareceu solto na marca de penalty, mas falhou o alvo (85m).

A equipa basca é conhecida pela sua espantosa capacidade física, mas foi o Sporting que acabou a todo o gás.

Partilhar
FOTOGALERIA:

Sporting vs Atlético de Bilbao (LUSA) EM CIMA: Sporting vs Atlético de Bilbao (LUSA)

Euro sub-19: resultados e classificações
Portugal discute primeiro lugar do grupo nesta sexta-feira
Euro sub-19: Portugal vence Áustria e faz pleno no Grupo A
Seleção portuguesa ganhou 2-1 e aguarda pelo adversário das meias-finais
Mangala em Miami: City oficializa acordo na segunda-feira
Clube tem acordo com o FC Porto e o jogador, Doyen receberá 33 por cento e Robi Plus 10 por cento da receita líquida.
EM MANCHETE
PR «é mais cúmplice que outra coisa»
Líder do PCP acusa Passos Coelho de requisitar Presidente para fiscalização preventiva das normas da Contribuição de Sustentabilidade
Reintrodução de cortes aprovada
BES perde mais de 7% e arrasta banca para terreno negativo