Emoção. É a palavra que descreve os momentos que se viveram este domingo um pouco por todo o mundo. As lágrimas de Cristiano Ronaldo, que correram dentro do campo do Stade de France, emocionaram os telespectadores e as redes sociais.

Mas, há outros momentos importantes que ficaram registados e que aconteceram fora das quatro linhas. Começamos pelo fim. Há um vídeo, da noite da final do Euro 2016, que se está a tornar viral . Um adepto francês, triste com a derrota da seleção anfitriã da competição, é consolado por uma criança portuguesa. A Euronews classifica o momento como "a razão pela qual Portugal mereceu vencer o Euro 2016”.

Ainda o jogo não ia a meio: a lesão de Ronaldo

Para os portugueses foi um balde de água fria a lesão de Cristiano Ronaldo. Do lado adversário, esta substituição foi aplaudida, em sinal de respeito, pelos adeptos franceses que assistiam à final do Europeu junto à Torre Eiffel, em Paris. 

Este é o momento em que uma criança indiana se dirige até à televisão com um lenço de papel para 'limpar' as lágrimas ao capitão das Quinas.

Fora das quatro linhas, unidos pela bola

Antes do jogo, o "fair play" também se fez entre os adeptos, num país onde a comunidade emigrante é grande. 

Por fim, o futebol como fator de união dos povos. Um campo de refugiados, no norte da Grécia, parou para ver a final do Europeu.