A Q3 da Qualificação do GP da Hungria ficou reservada para uma disputa até à última volta com pneus de chuva e a Mercedes mostrou-se a equipa mais forte ocupando a primeira linha da grelha de partida com Lewis Hamilton, o líder do Mundial, na pole position para a 12.ª corrida da época – e última antes da paragem de verão da Fórmula 1.

Foi até à última a aposta para conseguir o melhor tempo na pista muito molhada do Hungaroring – que recebeu neste sábado chuva forte provocando algumas surpresas como a eliminação de Daniel Ricciardo logo na Q2.

O outro Red Bull, de Max Verstapen, também não teve uma tarde ao nível do prometido ficando atrás do Toro Rosso de Pierre Gasly e do Renault de Carlos Sainz Jr. (Renault), que ocupam a terceira linha.

É nas duas primeiras linhas que não há surpresas tendo a Mercedes ficado com a primeira e deixando os dois Ferrari a ver ambos os Fecha de Prata à sua frente. Kimi Raikkonen ainda estabeleceu o melhor tempo na tal ponta final (já referida), mas Valtteri Bottas saltou para a frente quando cortou a meta e Lewis Hamilton estabeleceu a melhor volta da Qualificação na sua última passagem pela bandeira de xadrez.

Sebastian Vettel, depois da boa apostas na Q2, não conseguiu melhor do que o quarto tempo e respetivo lugar na grelha de partida.

Grelha de partida (provisória) para o GP da Hungria de F1:

1 Lewis Hamilton (Mercedes)    
    2 Valtteri Bottas (Mercedes)
3 Kimi Raikkonen (Ferrari)    
    4 Sebastian Vettel (Ferrari)
5 Carlos Sainz Jr. (Renault)    
    6 Pierre Gasly (Toro Rosso)
7 Max Verstappen (Red Bull)    
    8 Brendon Hartley (Toro Rosso)
9 Kevin Magnussen (Haas)    
    10 Romain GRosjean (Haas)
11 Fernando Alonso (McLaren)    
    12 Daniel Ricciardo (Red Bull)
13 Nico Hulkenberg (Renault)    
    14 Marcus Ericsson (Sauber)
15 Lance Stroll (Williams)    
    16 Stoffel Vandoorne (McLaren)
17 Charles Leclerc (Sauber)    
    18 Esteban Ocon (Force India)
19 Sergio Pérez (Force India)    
    20 Sergey Sirotkin (Williams)

Num domingo em que não se prevê chuva, os pilotos têm escolha livre de pneus para a Corrida depois desta Qualificação com pneus para chuva forte.

O GP da Hungria de F1 arranca às 14h10 de Portugal Continental.